Quem usa IPV6?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Por isso, no Brasil e no mundo, a maior parte das empresas já está envolvida no desenvolvimento de conteúdos que são publicados tanto para o protocolo IPV4 quanto para o protocolo IPV6. Bons exemplos disso são as gigantes da tecnologia Google e Netflix.

Portanto, ativar o IPv6 na rede já se tornou indispensável, além de, reafirmando, diminuir os custos, seja a curto, médio ou longo prazo.

No IPv4, a maioria dos dados que você recebe passa por um endereço IP compartilhado por muitas outras pessoas antes de serem encaminhados a você. A comunicação IPv6 é mais rápida, porque um dispositivo envia dados diretamente para outro.

Com 43% do tráfego em 2023 ocorrendo em IPv6, o Brasil já deu importantes passos na transição para o protocolo IP que está substituindo o IPv4. Mesmo com avanços, Anatel, empresas e outros atores da cadeia da Internet admitem que ainda há muito trabalho até a conclusão da migração no País.

O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.

No entanto, há algumas desvantagens no uso do IPv6. Uma delas é que ainda há muitos dispositivos e aplicativos que não são compatíveis com o protocolo IPv6. Além disso, a implantação do IPv6 é mais complexa do que a do IPv4, pois requer atualizações em toda a infraestrutura de rede.

Para verificar se você já tem acesso a Internet utilizando o IPv6, acesse a homepage do nosso site (https://ipv6.br/) e observe o nosso validador(as carinhas que aparecem em verde e/ou vermelho), se por acaso ele mostrar que você ainda não tem IPv6, pode ser que seu provedor não forneça IPv6 ou não disponibilizou ainda ...

Segurança – o IPv6 tem mais vantagens, já que ele vem com o IPsec para trazer segurança para as comunicações de rede, além de poder rodar criptografia de ponta a ponta para evitar ataques MitM. Velocidade – O IPv6 pode acessar a rede sem passar através do NAT, fazendo com que ele tenha um desempenho melhor que o IPv4.

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

Razões para desativá-lo :
Você pode desativar o ipv6 de seu computador para deixar o sistema mais leve, mas não se empolgue, pois trata-se apenas dum pequeno módulo. Não deseja ser explorado por falhas em outros programas que tentem usar o ipv6 ao invés de ipv4.

A forma mais indicada para essa transição é mesmo o Dual Stack (ou “pilha dupla”). Essa tecnologia permite que dispositivos e roteadores sejam equipados com pilhas (stacks) para ambos os protocolos, IPv6 e IPv4, sendo capazes de enviar e receber os dois tipos de pacotes de dados.

A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.

IPv4 x IPv6: Comparação de velocidade
Na teoria, IPv6 seria um pouco mais rápido, já que os ciclos não precisavam ser perdidos em traduções NAT. Mas IPv6 também tem pacotes maiores, que pode o tornar mais lento em alguns casos de uso.

Substitua-os pelos endereços IP do Google: Para IPv4: 8.8.8.8 e/ou 8.8.4.4 . Para IPv6: 2001:4860:4860::8888 e/ou 2001:4860:4860::8844 .