Quem usa glifage pode comer doce?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Não há nenhuma contra-indicação alimentar específica com o uso de Glifage (metformina), porém, alguns paciente podem ter sintomas gastrointestinais (cólica, diarreia, azia...) no início do tratamento e a depender da dose. Importante sempre tomá-lo após as refeiçoes.

Metformina é um medicamento de uso contínuo. Não deve ser usado de forma esporádica e nem sem prescrição médica. Evite comer muitos doces.

Não existe nenhum problema em tomar leite e utilizar a medicação!

Glifage lentifica o esvaziamento do estômago e alguns pacientes podem evoluir com redução de apetite e perda de peso geralmente discreta.

Os efeitos colaterais mais comuns do Glifage costumam ser os gastrointestinais (diarréia, constipação, dores abdominais...), o sono não é comum relacionado ao Glifage. Importante avaliar com endocrinologista este efeito colateral para eventual ajuste em seu tratamento!

O Glifage, cujo princípio ativo é a Metformina, é um ótimo medicamento utilizado para diversas patologias incluindo diabetes e pre- diabetes. Não causa dependência e o uso se será para o resto da vida ou não dependerá de você.

Não consuma bebidas alcoólicas quando tomar Glifage® XR. O álcool pode aumentar o risco de acidose lática, especialmente se tiver problemas de fígado ou se estiver subnutrido, com esta recomendação também se aplicando a medicamentos contendo álcool em sua fórmula.

Ideal tomar após o jantar. Durante a noite ocorre um aumento da produção de glicose pelo fígado , sendo importante por conseguirmos,' dessa forma melhorar a glicemia em jejum, além de ajudar a evitar efeitos gastrointestinais em relação a metformina.

A metformina, largamente utilizada no tratamento da diabetes e também indicada em alguns casos de esteatoses (gordura no fígado) para tratar do distúrbio metabólico, poderia vir a ser efetiva na prevenção do aparecimento do câncer no fígado.

Aumenta a concentração de glicose dentro das células intestinais, modifica a flora e pode provocar: diarréia, gases, enjôo, perda de apetite e gosto metálico.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.

Glifage XR é um medicamento antidiabético que, associado a uma dieta apropriada, melhora a captação da glicose pelo organismo, reduzindo principalmente o risco de eventos cardiovasculares e complicações da diabetes.

Não existe tempo padrão de tratamento, afinal Glifage pode ser usado para ovários policísticos, pré diabetes, diabetes... Depende do porquê está usando e como está sendo o resultado.

O glifage deve sempre ser tomado após uma refeição. Converse com seu endocrinologista para fazer os ajustes de sua medicação para evitar que ocorra hipoglicemia nesse período de jejum.

Tome os comprimidos de Glifage®:
De manhã (no café) e à noite (no jantar), em caso de duas tomadas por dia; De manhã (no café), ao meio-dia (no almoço) e à noite (no jantar), em caso de três tomadas diárias.

Quanto tempo demora para o Glifage começar a fazer efeito? O Glifage normal atinge pico no sangue entre 2 a 3 horas. Já o XR (liberação prolongada) tem pico entre 4 a 8 horas.

Entretanto, a perda de peso com o Glifage é muito pequena, de cerca de 5%, o que equivale a cerca de 3 a 7 kg. O Glifage tem como princípio ativo a metformina, que é uma substância muito utilizada no controle da diabetes.

O glifage/metformina é considerada um medicamento neutro do ponto de vista de ganho de peso. Em algumas pessoas, no entanto, ele pode ajudar na perda de peso embora não exista indicação de seu uso para esta finalidade pelo seu benefício modesto.

A metformina não causa problema renal. Na realidade ela não pode ser usada em pacientes que tenham o funcionamento dos rins alterados, ou seja a filtração renal reduzida abaixo de 45( normal entre 80-120). Devido ao risco de acidose lática.