Quem usa Cerumin tem que fazer lavagem no ouvido?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

5 dias

Após cerca de 3 a 5 dias de uso, o cerume costuma estar muito mole, e desta forma, o médico pode realizar a lavagem de ouvido sem dificuldades. Olá, obrigado por escrever. O recomendado é utiliza-lo por cerca de 5 dias, mas após a primeira aplicação o cerume já começa a amolecer dentro do conduto auditivo externo.

O que fazer depois de usar Cerumin? Conforme indicação médica, é preciso ficar deitado para que o medicamento seja completamente absorvido. É perfeitamente comum que escorra um pouco após a aplicação.

Sem uma boa higienização, o paciente pode ter diversos prejuízos, sobretudo no funcionamento da audição. Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico.

A saída (ou refluxo) da solução de Aceratum após a sua aplicação no ouvido é comum e normal. Não usar cotonetes, palitos de dente, grampos de cabelo ou qualquer outro instrumento para remover a cera do canal auditivo devido ao risco de lesão.

A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução.

Algumas pessoas sofrem de perda auditiva temporária ou permanente e zumbido (tinido nos ouvidos) após a lavagem. Fraquezas e tonturas são muito raras; geralmente acontecem quando a água está muito quente ou muito fria (por ex., não está na temperatura ambiente) e não duram muito tempo.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

Geralmente recomenda-se o uso do cerumin por sete dias, mas esse período pode variar de 3 dias até 2 ou 3 semanas. Após o período recomendado orienta-se retorno com o otorrinolaringologista para realizar a remoção completa da cera de ouvido.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Uma das maneiras mais corretas de limpar os ouvidos e passar neles um pano umedecido com água morna. A temperatura ajuda a cera de desgrudar da parede dos ouvidos e sair com mais facilidade. O ideal é usar o dedo mesmo para passar.

A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

Pingue óleo de amêndoas
Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido. Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).