Quem usa cateter pode fazer esforço?

Perguntado por: rgomes7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Além dos cuidados com a alimentação, quem está com um cateter duplo J deve evitar atividades físicas intensas. Apesar de não ser propriamente proibido, o esforço físico pode agravar o desconforto e provocar pequenos sangramentos na urina.

Olá, não tem contra indicação fazer exercício físico com uso do duplo J, mas a atividade física utilizando o duplo J, pode ocorrer sangramento, que normalmente assusta um pouco os pacientes, mas geralmente trata-se de sangramento autolimitando, que normalmente não traz consequências clínicas.

No caso do cateterismo ter sido realizado na virilha, recomenda-se durante esse mesmo período (24 horas) não forçar demais a perna na qual foi realizado o exame, ou seja, não caminhar demais e não subir escadas de maneira frequente.

Se for um cateterismo para diagnóstico, o que se recomenda é não pegar peso no dia em que o exame foi realizado. A partir do dia seguinte, pode se retornar às atividades usuais, inclusive frequentar a academia.

É normal ainda sentir dores após a retirada de pedras nos rins e com o cateter duplo J já no organismo? O médico esclarece que essas dores podem ser comuns em casos onde houve uma inflamação causada pelos cálculos. O cateter é colocado para manter livre a passagem de urina do rim até a bexiga.

Utilizar medicações anti-espasmódicas e anti-muscarínicos podem amenizar o desconforto, mas em alguns casos a retirada mais precoce do que havia sido programado inicialmente é o que resolve.

Ele causa um desconforto, por ser um elemento estranho ao organismo, apesar de feito de material totalmente inerte e flexível muitas vezes ele acaba inflamando a mucosa da bexiga e causando sintomas semelhantes a uma cistite ou infecção urinária, além de causar pequenos sangramentos na urina.

Não faça força para urinar quando estiver usando o duplo J. O mecanismo anti-refluxo, a válvula que temos na bexiga, não vai funcionar. Como tem o o catéter passando por ela, vai voltar a urina para o rim e se você fizer força, vai acabar jogando urina para cima e pode dar cólica ao fazer xixi.

Checar a posição do cateter é feita com um raio X de abdomen ou com uma ultrassonografia de vias urinárias onde seria prudente fazer apenas em caso de dor que não melhora com a medicação prescrita pelo seu médico. Em casos como esse o paciente deve ir ao hospital.

O Cateter duplo J é um dispositivo largamente usado em procedimento endourológicos, que tem como função a manutenção da permeabilidade do sistema excretor urinário. Porem a sua permanência propicia alguns efeitos colaterais como dor, sangramento, hematúria, polaciúria e infecção urinária.

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal.

Em geral é permitido tomar banho ou duche quando não estiver a fazer a perfusão. Estão disponíveis pensos impermeáveis (Askina® soft impermeáveis, Askina® Derm) para todos os tipos de cateteres, para cobrir o ponto de saída do cateter (ponto de punção para cateteres com porta de acesso).

As complicações mais frequentes são o sangramento no local da punção da artéria, as reações alérgicas ao contraste e as arritmias cardíacas. Complicações graves, como o infarto, o acidente vascular cerebral e a morte durante o exame são extremamente raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

Sim, quem faz cateterismo pode beber cerveja. O consumo de álcool não tem nenhuma influência sobre o cateterismo cardíaco. Beber não vai aumentar o risco de sangramento nem de ter uma cicatrização inadequada do local em que foi feita a punção. Evidentemente, que o consumo de álcool precisa ser regrado.

Entretanto, caso o cateterismo coronário aponte uma complicação mais séria, é provável que o paciente passe por outras intervenções, até mesmo cirurgia. Nesse cenário, aí sim, talvez seja possível entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez. A lei estabelece regras para a concessão desse benefício.

Não há contraindicações em relação ao lado que você possa dormir. Tome cuidado com febre, pois não é um sintoma esperado.

O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam apertando esse canal e obstruindo o rim, também é indicado.