Quem usa boina na Pm-sp?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O Comando da Polícia Militar de São Paulo adotou a boina cinza como parte do uniforme oficial de toda a tropa. Antes da mudança, o equipamento era de uso restrito, permitido apenas para integrantes de unidades consideradas de elite.

Além do uso militar, a boina está também associada aos pintores e é um complemento do traje típico dos escoceses. No Rio Grande do Sul, a boina muitas vezes substitui o chapéu do gaúcho. É também um acessório de moda largamente utilizado pelas mulheres.

As equipes de rota suas rondas pela cidade estão preparados para operar em qualquer tipo de situação em suas patrulhas ostensivas. Utilizando braçal de couro e boina preta, cada rotariano mantém-se calmo e em sua missão diária, ser um boina negra é um orgulho ao policial.

No meio militar, a boina não é somente um acessório do uniforme, mas sim como um adorno capaz de distinguir os militares dentre suas funções e batalhões, contemplando, também, uso em ocasiões distintas.

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Entenda o significado dos símbolos “Faca na Caveira” e o gorro preto usado pelas tropas de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins.

Simbolicamente a boina representa o verdadeiro “batismo” de um militar, sendo oficialmente reconhecido como combatente básico de tropas blindadas do Exército Brasileiro.

Com o passar do tempo, a boina vermelha começou a ser usada por outras unidades das forças especiais do Ministério do Interior. Somente os melhores podem usá-la, ou seja, depois de ter passado por várias provas de qualificação.

Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos.

Alinhe a boina corretamente.
As unidades do exército costumam exigir que a borda fique a 2 cm do topo das sobrancelhas. Se a sua instituição exige um emblema, ele deve ficar alinhado sobre seu olho esquerdo. O excesso de tecido será dobrado e arrumado no lado direito da cabeça.

A substituição da farda que celebrizou o Bope vinha sendo estudada desde 2007, por motivos de segurança e de saúde dos policiais. A roupa escura, embora faça parte da mística dos “homens de preto”, paradoxalmente põe em risco a vida dos “caveiras” – como são conhecidos os “cursados” em operações especiais.

As cores diferenciam conforme o emprego da força. Ex.: Boina verde: EB; Boina Bordô: Brigada Paraquedista; Boina bege: militares de unidades aeromóveis; Boina zul-celeste: militares que compõe efetivo de missão de paz.

Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva! — era seu destino.

antes da adoção da boina verde para uso geral nos anos 70 e 80 as unidades do comando militar da Amazônia fazia uso da boina verde oliva até a sua substituição para a boina rajada. Boina garança: colégios militares. Boina preta: usada por militares pertencentes a unidades unidades blindadas ou mecanizadas.

O uso da boina azul ou do capacete azul, pelas tropas multinacionais das Forças de Paz da ONU que atuam na resolução de conflitos em países envolvidos em conturbação social, faz com que esses militares sejam denominados Boinas Azuis ou Capacetes Azuis. A cor é alusiva à bandeira da ONU.

Para quem não conhece o trabalho desses homens e mulheres conhecidos como “boinas azuis ou capacetes azuis”, eles são civis e militares – das três Forças – que levam segurança e tranquilidade para populações de países marcados por conflitos e tragédias.