Quem usa aparelho auditivo pode usar celular?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os aparelhos auditivos com Bluetooth podem se conectar com outros aparelhos compatíveis, como televisão, telefone, celular, computador, sistema GPS, entre outros. A tecnologia funciona de forma semelhante à internet sem fio: os sons são enviados à curtas distâncias por um sinal eletrônico invisível.

Site lista os melhores celulares e tablets para pessoas com necessidades especiais

Tipo de necessidade especialMelhor celular (grau de compatibilidade)
AuditivaLG-D685 (100%)
CognitivaiPhone 4 (100%)
MotoraSamsung Galaxy S4 (92%)
VisualSamsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy S4 e LG G2 (92%)

Corrigir problemas com o vídeo ou áudio em uma chamada
Verifique se a câmera e o microfone estão posicionados corretamente. Verifique a conexão celular ou Wi-Fi. É necessário que o ícone de Wi-Fi ou dados móveis tenha pelo menos uma barra. Caso não haja uma barra, vá para um local onde a conexão seja melhor.

“Atualmente, não há comprovação de que nossos smartphones nos escutam para nos direcionar propaganda, por exemplo. Apesar de muito óbvio e assustador, não há provas concretas, apenas fortes indícios e teorias”, diz o especialista.

Toda pessoa com surdez que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. De acordo com oDecreto Federal 5.296/204, é considerado deficiente auditivo quem possui perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

Não. O uso de tecnologias auditivas (aparelhos de audição, implante coclear, prótese osteoancorada) não excluir a condição de pessoa com deficiência auditiva.

Atualmente, o Decreto 5.296/04 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

Na realidade, não há nenhuma contraindicação para o uso do aparelho o dia todo, muito pelo contrário: o uso constante do aparelho auditivo é recomendado pelos especialistas por trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Contudo, o cérebro precisa de três a seis meses para adaptar-se à nova bagagem de informações. Para isso, é preciso usar o aparelho nos ambientes desafiadores, que são conversas no silêncio, no barulho etc.

Pode levar até quatro meses para você se acostumar com seus aparelhos auditivos e realmente tirar o máximo proveito deles. Você notará pequenas mudanças desde o início, mas é importante ser paciente. Se tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu progresso, contate seu profissional de audição para obter ajuda.

Portanto, anote aí: um aparelho auditivo pode ser adquirido a partir de R$ 3.500, e modelos mais sofisticados podem custar até R$ 41.980. Talvez, em um primeiro momento, essa variação no valor do aparelho auditivo possa assustar.

O texto aprovado recentemente no Congresso Nacional assegura a quem tiver surdez total em um dos ouvidos o acesso a direitos já atribuídos a quem sofre a surdez nos dois ouvidos, reconhecidos na legislação como PCDs (pessoas com deficiência).

Opção 3: através das definições do dispositivo

  1. No dispositivo, abra as Definições .
  2. Selecione Acessibilidade. TalkBack.
  3. Ative ou desative a opção Usar o TalkBack.
  4. Selecione OK.

Calibrar o sensor via aplicativo
Apps como o Proximity Sensor Reset/Fix ou Sensor Test, disponíveis para telefones Android, podem ajudar. Por meio das ferramentas, é possível fazer a calibragem do recurso nos casos em que existam problemas causados por bugs, ou mesmo falhas do próprio sensor.

O aplicativo Transcriber (Android, aplicativo semelhante para o iOS) realiza a tarefa de transcrever áudio do WhatsApp e transformar em texto simples, que pode ser copiado e compartilhado. O aplicativo ajuda ainda a escutar áudio de modo anônimo, o que significa escutar através do fone do telefone.

O sensor pode estar sujo
Algumas sujeirinhas podem estar acumuladas próximas ao sensor e, assim como a capinha, a obstrução do local. Quem usa película é ainda mais comum, pois além de acumular sujeira, também pode formar bolhas de ar que confundem o sensor.

O Google escuta o que a gente fala? Sim, por meio do seu assistente virtual, e através dos aparelhos com o sistema operacional da empresa, o Android, mas fique tranquilo, essa escuta ocorre do mesmo jeito que as das demais, como a Siri e Alexa.