Quem usa anticoagulante pode comer ovo?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição.

09- Evitar comer todos os dias couve, couve-flor, espinafre, nabo, brócolis, folhas verdes, alho, fígado e músculo. 10- Diminuir o consumo de óleo, bacon, queijo, manteiga e chá verde. 11- Evitar comidas que podem sugerir sangramentos como beterraba e chouriço.

Pacientes que fazem uso de marevan, devem manter uma alimentação regular e constante de alimentos contendo vitamina K, sendo eles: folhas- principalmente as verde escuro. O feijão pode conter vitamina K, porém não é dos mais ricos no nutriente, sendo assim, não existe contra indicação para come-lo!

Não há restrições descritas quanto ao consumo de leite e derivados, geralmente recomenda-se cautela no consumo de alimentos ricos em vitamina k, não devendo abolir da alimentação, apenas evitar variações extremas de ingestão!

A interpretação básica do exame: se entre 2-3 significa que o remédio está em nível adequado. Abaixo de 2 há risco maior de trombose. Acima de 3 há risco maior de sangramento. As medicações Xarelto, Eliquis, Pradaxa e Heparina não necessitam de controle laboratorial e não possuem exame específico.

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.

Alimentos como maçã, frutas cítricas e cebola, entre outras frutas, legumes e também chás podem ser fontes do flavonoide. “A rutina provou ser o modelo mais eficaz e seguro para evitar a trombose em modelos animais.

Sim. Os carboidratos não interferem com os anticoagulantes orais.

Sucos cítricos costumam aumentar a ação da varfarina. Converse com o médico dele, ele poderá te ajudar.

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

O consumo de alimentos contendo VitK, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em VitK, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).

Carnes e peixes
Alguns alimentos de carne muito gordurosa, provenientes de animais alimentados intensivamente, podem conter formas de vitamina K que podem impedir a ação de anticoagulantes.

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

Estes alimentos contêm vitamina K, que afeta a dose de varfarina. Deve-se ter cuidado com a interação medicamento- nutriente. Alimentos que podem ser consumidos: Abóbora, aipo, alho, batata inglesa, batata doce, cebola, cenoura, tomate (vermelhinho), feijão, aipim.

Sim. Não há interações da Coca Cola com Xarelto. Não há descrito restrições alimentares com uso de Xarelto. Essa é inclusive uma vantagem dele em relação à Varfarina (Marevan ou Coumadin).

Algumas frutas como kiwi, abacate, figo, uva e ameixa tem doses mais altas de vitamina k, o que altera a anticoagulação de quem usa marevan O ideal é conversar com seu medico, e manter uma frequências de consumo dos alimentos ricos em vitamina k.

Abacaxi: a fruta que melhora a azia e afina o sangue.

Por conta do uso do anticoagulante, não há qualquer problema. O problema seria com alimentos duros, que possam machucar e sangrar a garganta e o o esôfago.

As 10 frutas mais ricas em vitamina K
Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária) Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)

O paciente que faz uso de algum medicamento anticoagulante precisa sempre estar atento a vários fatores da sua rotina, a fim de levar uma vida saudável, sem nenhuma complicação. Os cuidados, portanto, vão desde uma alimentação equilibrada até a mudança de alguns hábitos.