Quem usa a expressão Paz e Bem?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Paz e Bem! É a saudação franciscana no mundo inteiro. Ela é de inspiração divina. Francisco de Assis disse, em seu Testamento: “Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos:” O Senhor vos dê a paz!

Nestas duas 'pequenas' palavras se esconde um dinamismo e uma provocação: saudar alguém com “Paz e Bem” é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa d'Ele, devemos viver a caridade – o Bem – entre nós.

Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

A paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experienciado na sua vida pessoal, profissional, em família, com amigos, ou até mesmo globalmente.

Estado de estar mental e espiritualmente em paz consigo mesmo, conseguindo lidar com os obstáculos diários com calma e tranquilidade.

Estar com o coração em paz é estar em paz. Estar com o coração em paz é saber que se fez o que deveria ser feito. Quando o que sentimos, o que falamos e o que fazemos estão em harmonia, existe essa sensação de paz e de liberdade.

Significado de Saudação
substantivo feminino Ação ou efeito de saudar. Cumprimento demonstrado através de gesto(s) e/ou palavra(s). Manifestação de cortesia; demonstração de cuidado ou respeito; mostra de admiração: o Papa fez uma saudação aos fiéis. Etimologia (origem da palavra saudação).

Estar em paz não é estar sempre feliz. Paz é aceitar as coisas como elas são! Não permita que o comportamento dos outros tire a sua própria paz! Qualquer coisa que custe a sua paz é muito cara.

A saudação "A Paz do Senhor Jesus" é uma tradição cristã que todos se cumprimentam com um aperto de mão, hábito herdado desde os tempos dos apóstolos de Jesus que saudavam os irmãos, tanto pessoalmente quanto através de suas epístolas, no início e no fim delas.

Jesus proferiu estas palavras de consolo a todos que têm dificuldade em encontrar a paz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega. “... eu disse ao pastor que tinha um pobrema...”

1 acordo, amizade, avença, conciliação, concórdia, entendimento, harmonia, união.

Vamos aproveitar este estudo de hoje para refletir sobre três tipos de paz que Deus quer dar a você neste Natal.

  1. Paz com Deus. Esse tipo de paz é o fundamento para os outros dois tipos de paz. ...
  2. Paz interior (Paz de Deus) ...
  3. Paz com os outros.

O contrário de paz é: Contrário de conciliação: 1 guerra, conflito, combate, confronto, desavença, discórdia, desacordo, desentendimento, indisposição, desconcórdia.

A Psicologia para a Paz (Peace Psychology) é um campo de estudos e práticas em Psicologia que aborda as temáticas da paz, da guerra, do conflito e da violência. Seu objetivo fundamental é promover uma convivência mais pacífica entre indivíduos, grupos humanos ou nações.

Nessa perspectiva, ter paz significa se sentir de modo que os pensamentos e emoções estejam equilibrados e em harmonia; e que, por conta disso, não exista desejo ou ímpeto de infringir sofrimento nem a si, nem a qualquer outro ser vivo.

Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.

Última atualização em 19 de março de 2019 às, 14h26. Um adjetivo é o do brasileiro: criativo. Ao verificarmos as formas de cumprimento, então, o repertório tem vastidão: "Alô, meu povo!, Salve, Salve!, E aí, galera!, Grande galera!, Como vai você?, Olá!, Oi!, Diga!

Dizer o nome acompanhado do sobrenome e a relação da pessoa com você são suficientes. Por exemplo: Fulano de tal, meu assistente. É importante não bajular as pessoas nesse momento, não precisa utilizar adjetivos como “meu amigo mais querido”; ou pior ainda, “o mais bonito”.