Quem trouxe petit gâteau no Brasil?

Perguntado por: rdamasio2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Essa sobremesa chegou ao Brasil em meados dos anos 1990 quando os chefs de cozinha franceses, Erick Jacquin e Michel Brás, começaram a produzi-la em restaurantes de São Paulo. Hoje em dia ela está tão difundida que até algumas redes de fast food contam com ela no cardápio.

No Brasil, o petit gâteau começou a aparecer nos anos 90, com a leva de chefs franceses radicados em São Paulo. Erick Jacquin orgulha-se de ter sido um dos primeiros a introduzi-lo num cardápio paulistano, em 1995, no Le Coq Hardy.

O original se chama biscuit de chocolat coulant e você pode ver a receita aqui.

Uma das opções de sobremesa é o famoso petit gâteau de chocolate quente (R$ 40), sobremesa essa que o próprio Jacquin popularizou no Brasil, ainda na década de 90.

Em apenas três anos, mesmo com uma pandemia no meio, a dupla inaugurou cinco operações – o premiado Président, o delivery JoJo Gastrô, o italiano Lvtetia, o bistrô Ça-Va, a casa de grelhados Steak Bife, e o Buteco do Jacquin, que acaba de ser rebatizado como Cinq.

A bun is a small round cake.

moleza f [col.]

Para você que adora um petit gâteau (fala-se “petit gatô”), saiba que na França você encontrará muitos deles, mas não como você imagina… No Brasil nós conhecemos o “petit gâteau” como aquele bolinho que é um pouco duro por fora e cremoso por dentro. O mais famoso é o de chocolate, acompanhado de sorvete.

Embora tenha nome francês, o petit gâteau foi inventado por um chef novaiorquino. Os franceses veneram é a receita do fondant, um bolo firme por fora e mal passado por dentro.

Fábio contou em entrevista para Band que os principais motivos da venda foram questões financeiras e as dificuldades da pandemia. Os novos donos do restaurante mantiveram o nome, por questões de marketing, mas reformularam tudo, desde o local até o cardápio.

Estados Unidos

Essa sobremesa chegou ao Brasil em meados dos anos 1990 quando os chefs de cozinha franceses, Erick Jacquin e Michel Brás, começaram a produzi-la em restaurantes de São Paulo. Hoje em dia ela está tão difundida que até algumas redes de fast food contam com ela no cardápio.

De acordo com publicação nas redes sociais, o chef de cozinha precisará deixar a bancada por "questões pessoais" e será substituído pontualmente pelo chef Rodrigo Oliveira na 10ª temporada do reality culinário. Em publicação, Fogaça emitiu um comunicado sobre a despedida e o quão importante é a atração para ele.

Dentre os restaurantes que fecharam estão o Sal e Pimenta, Trilha da Costela, El Maktub, Alquimia, Joka's grill e Saia do Padre. O famoso Pé de Fava - que não desligava o freezer à noite - foi vendido, e os novos proprietários aproveitaram a fama e mantiveram o nome, mas repaginaram todo o estabelecimento.

Henrique Fogaça
O chef possui três restaurantes: Sal Gastronomia, Sal Grosso e Cão Véio. Dessas opções, a hamburgueria Cão Véio é a mais acessível, que apresenta em seu cardápio opções de entradas e hambúrgueres deliciosos.