Quem trouxe o telefone para o Brasil?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

D. Pedro II decidiu levar a novidade para solo brasileiro e, em 1877, foram instaladas as primeiras linhas telefônicas do país, ligando o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador. Estava inaugurada a telefonia no Brasil.

Alexander Graham Bell, nascido em Edimburgo, conseguiu a patente do telefone em 1876 (foto). Ele havia dividido um laboratório com Meucci nos Estados Unidos, e lucrou bastante com a invenção - inclusive fez parceria com o imperador brasileiro Dom Pedro II, que conheceu o telefone em uma exposição em junho daquele ano.

Pedro II teria chegado no estande de Bell, testado o aparelho e exclamado: “Meu Deus, isso fala!”. Ele falou de maneira tão efusiva que acabou atraindo a atenção das demais pessoas na feira, principalmente porque ele era uma figura emblemática.

1877 – D. Pedro II ordena a a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio do Quinta da Boa Vista às residências dos seus Ministros. Isso aconteceu em 1877, através dos serviços de montagem da “Western and Brazilian Telegraph”, que inaugurava efetivamente a telefonia no Brasil.

Primeiro celular do Brasil
O primeiro celular que desembarcou no Brasil também foi lançado pela Motorola, em 1990. Logo de cara, o Motorola PT-550 foi apelidado de “tijolão”. O modelo trazia para os usuários uma antena externa no topo do dispositivo. A estética do produto era no estilo em flip.

Por acidente, ao fazer um teste, Graham Bell conseguiu falar no aparelho. A patente foi dada no dia 7 de março e expôs em junho na Filadélfia. O imperador do Brasil Dom Pedro II estava na exposição e foi o primeiro brasileiro ao falar no telefone ao dizer “Meu deus, isto fala!”.

Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante".

7 de março de 1876

Logo, foi criado o primeiro telefone, um aparelho rudimentar feito em madeira chamado telefone de forca. No ano seguinte, em 7 de março de 1876, Graham Bell patenteia sua invenção. Mas foi 3 dias depois, em 10 de março daquele ano, que a primeira transmissão completa foi realizada.

Tim Berners-Lee

O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.

A invenção e patenteamento do primeiro aparelho de telefone ocorreram na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). O primeiro registro de transmissão elétrica de voz feito por Graham Bell aconteceu no dia 10 de março de 1876.

O primeiro celular, DynaTAC, era bem diferente dos modelos atuais. Com 1,4 kg e 25 cm de comprimento, o aparelho tinha bateria com duração de apenas 25 minutos.

Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi nesse período que as leis abolicionistas avançaram: Lei Bill Aberdeen (1845); Lei Eusébio de Queirós (1850);

Dom Pedro II

Era Dom Pedro II, por exemplo, quem controlava pessoalmente a seleção de pedidos de patentes e invenções.

De acordo com Carlos Alberto, durante todo seu reinado, Dom Pedro II investiu nas instituições científicas que, ao final do império português, eram sete universidades e alguns museus e laboratórios. Ele também usou recursos do governo para financiar estudos de pesquisadores brasileiros no exterior.

Telephone Company of Brazil

Assim, em 1879, Dom Pedro II autoriza a criação da primeira empresa de telefonia, a Telephone Company of Brazil, e em 1881 é criado a primeira lista telefônica, que acompanhava um manual de instrução do telefone. A profissão de telefonista nasceu em 1890 e o serviço de telefonia pública surgiu em 1935.