Quem trouxe o sal para o Brasil?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

No Brasil Colônia, o sal vinha de Portugal, e o lucro obtido com a venda seguia direto para a Coroa. A produção local era proibida e quem tentava a exploração era castigado. A situação só mudaria no século 19.

Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar. Parte desses sais minerais gera matéria orgânica e é levada ao mar.

O homem pré-histórico mergulhava a carne caçada na água do mar. Aos poucos, ele percebeu que isso alterava o gosto do alimento. Foi questão de tempo para o homem descobrir que o sal também impedia o desenvolvimento de microrganismos na comida.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo.

Resposta: Essa substância é de uso tão antigo que qualquer história já se teria perdido. Vem do Latim SAL, do Grego HALS. E nós aqui achamos “pó-de-mar” uma excelente e poética invenção.

ESCAMBO. O SAL NA ROMA ANTIGA ERA UTILIZADO COMO MOEDA PARA COMPRAR ALIMENTOS, ROUPAS E ATÉ PARA FAZER O PAGAMENTO DE SOLDADOS. A ESSE PAGAMENTO DAVA-SE O NOME DE SALARIUM.

Com efeito, no Sermão da Montanha, Jesus serviu-se da imagem do sal para comparar a eficácia e a fidelidade do apostolado dos seus discípulos à eficácia do sal, na medida em que deviam transmitir com fidelidade sem adulteração nem corrupção a mensagem do divino Mestre: “Vós sois o sal da terra.

No Egito antigo, o sal foi considerado um produto sagrado e era oferecido aos deuses. Os romanos consideravam o sal um símbolo de sabedoria, e por isso usavam-no num ritual aos recém-nascidos, derramavam sal sobre eles para que nunca faltasse a sabedoria.

No Brasil Colônia, o sal vinha de Portugal, e o lucro obtido com a venda seguia direto para a Coroa. A produção local era proibida e quem tentava a exploração era castigado. A situação só mudaria no século 19.

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

O sal marinho resulta da evaporação da água do mar. O sal gema é obtido da terra, da exploração de jazidas do mineral halita. O terceiro tipo, a salmoura, é conseguido pela evaporação de lagos. Os sais mistos resultam de depósitos onde se encontram misturados a outros minerais.

Todo o oceano contém cerca de 5,5 trilhões de toneladas de sal! Se toda a água do mar secasse, sobraria uma camada de sal de 45 metros de altura.

A denominação "ouro branco" vem de uma época quando o sal era extremamente valioso para a economia dos reinados locais. Além de ser usado como moeda, o sal conservava os alimentos.

A produção de sal marinho no Rio de Janeiro é estimada em 3 % da produção de sal do país, seguido do Ceará, com 1,5 % e do Piauí, com 0,1 %. A produção resultante das plantas de sal-gema dos estados de Alagoas e Bahia foi de, aproximadamente, 1,4 Mt, representando quase 19 % da produção total de sal do Brasil.

O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes. Uma complicação bem grande para a produção agrícola.

sal rosa do Himalaia

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

cloreto de sódio

O sal “comum”, de cozinha, que se encontra nos supermercados (e também na maioria dos alimentos processados industrialmente) é o cloreto de sódio.

O excesso de sal pode aumentar sua pressão arterial e colocá-la em risco de doenças cardíacas. Além disso o sal piora muito a inflamação e o aspecto do lipedema. Mas também há uma ligação direta entre a maior ingestão diária de sal e a quantidade/qualidade de sono que você dorme a cada noite.

REPÓRTER - Mas e a palavra salário, de onde veio? A origem do vocábulo vem exatamente de um desses produtos que eram usados como troca pelos serviços prestados, o sal, como detalha o historiador, Arnaldo de Castro.