Quem trouxe o miojo para o Brasil?

Perguntado por: snogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Primeiro produto a chegar ao Brasil foi o Miojo Macamen em 1965 através da empresa Miojo Alimentos, com sachês de tempero fornecidos pela Ajinomoto. Atualmente a Nissin Miojo possui linhas de macarrão instantâneo com três diferentes tipos de macarrão: Lámen, talharim e yakissoba.

O “Chicken Ramen” foi o primeiro macarrão instantâneo do mundo, sendo um produto de época, feito pela desidratação do macarrão cozido no vapor e temperado em óleo quente. Em 1970, Momofuku Ando começou a exportar sua sopa de macarrão desidratado para os EUA.

Os líderes são China, Indonésia e Índia. Em todo o mundo, foram consumidos 103 bilhões de porções de miojo no ano passado, uma crescimento de 3,5% ante 2017.

Todo mundo já comeu miojo, mas você sabe como foi criada essa iguaria? O macarrão frito foi uma febre no Japão dos anos 50, ideia de um visionário chamado Momofuko Ando, que mais tarde seria conhecido como o "Samurai Noodle".

A sopa com macarrão se tornou popularmente conhecida no Japão como "lamen mágico", e mais tarde no Brasil como miojo - nome da marca subsidiária da Nissim no país.

No Brasil, o "miojo" chegou em 1965, quando foram lançados os sabores galinha e carne. De lá para cá, novos e curiosos sabores fazem o gosto de adultos e crianças. Feijão com bacon e até mesmo hot dog estão os mais novos sabores laçando no mercado.

Mas de onde vem o nome "miojo" e o que significa? No mesmo Japão destruído pelo pós-guerra, a Myojo Foods teve a mesmíssima ideia: produzir macarrão pré-cozido. O nome miojo vem de uma famosa escola japonesa chamada Myoujou, conterrânea da empresa.

Entretanto, a empresa japonesa de mesmo nome entrou com uma ação judicial contra Pyo que resultou na mudança do nome de sua empresa brasileira para “Miojo”. Com a difusão deste nome, o produto acabou ficando conhecido pelo nome da marca e fez com que “miojose tornasse referência para o termo “macarrão instantâneo”.

Macarrão instantâneo foi considerado a invenção do século XX. A morte do japonês Momofuku Ando, o inventor do macarrão instantâneo Nissin Lamen, popularmente conhecido como 'miojo', foi muito lamentada por verdadeiros fãs da comida no orkut.

O lámen instantâneo é mais conhecido no Brasil como “miojo” porque o produto foi lançado no país em 1965 pela marca Myojo, do taiwanês Ko Kim Pyo. Porém, a marca japonesa Myojo Foods entrou com uma ação judicial que resultou na mudança do nome da empresa para Miojo.

No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos: o macarrão instantâneo, ou simplesmente miojo para nós, brasileiros.

Na realidade o macarrão sempre foi presente na dieta chinesa, mas sabemos que o macarrão instantâneo tem uma série de aditivos que transforma radicalmente o valor nutricional e calórico do alimento. Mas que esses números são interessantes, isso são! Zái Jiàn!

Veja o ranking que elaboramos.

  • #1. Nissin. É impossível falarmos de miojo, sem citarmos a Nissin, não é? ...
  • #2. Miojo Maggi. A linha de miojos Maggi, da Nestlé, é outra que faz bastante sucesso entre os brasileiros. ...
  • #3. Qualitá ...
  • #4. Vitarella.

O macarrão tipo lamen instantâneo é lançado nos Estados Unidos, como o nome “Oodles of Noodles”. Um ano depois, o produto passa a ser vendido com o nome “Cup Noodles”, o que ajudou a melhorar as vendas.

A China/Hong Kong se mantém em primeiro lugar no ranking mundial por registrar o consumo de 46,3 bilhões de porções em 2020, seguida por Indonésia e Vietnã. O produto é tão importante que no mês de agosto é comemorado o Dia do Miojo.