Quem trouxe o circo para o Brasil?

Perguntado por: apereira8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.

dia 27 de março

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro. O Dia Nacional do Circo, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país.

“O que se constata nos circos é que os animais são utilizados exclusivamente com o objetivo de entretenimento, ferindo claramente as cinco liberdades e ocasionando maus-tratos físicos e também psicológicos”, explica a coordenadora de DireitosAnimais da Sema, Mara Moscoso.

Circo Stankowich

O Circo Stankowich é um dos mais antigos circos no Brasil cujos fundadores têm ascendência francesa e romena e há quase 200 anos circula em território brasileiro, essencialmente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Páginas na categoria "Circos do Brasil"

  • Circo Cultural Nelson Brito.
  • Circo Flutuante.
  • Circo Pavilhão François.
  • Circo Spacial.
  • Circo Stankowich.
  • Circo Tihany.

Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) é uma companhia multinacional de entretenimento, sediada na cidade de Montreal, Canadá. Foi fundada em junho de 1984 na cidade de Baie-Saint-Paul pelos artistas de rua Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, sendo atualmente a maior companhia circense do mundo.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

Se você chegar a um Circo fora do horário de espetáculos não atravesse o picadeiro. Muito menos entre pela parte de trás da lona. Superstição? Pode até parecer que o circense vai dar a impressão de que é realmente uma superstição, já que o desconforto será visível.

CABARETIER. Aquele que anuncia o espetáculo; mestre de pista; apresentador. Pagamento que o artista recebe após a apresentação.

O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Essas famílias se manifestavam em apresentações teatrais.

Stankowich

Hoje, após 161 anos, a sexta geração do clã orgulha-se em manter a tradição: o Stankowich é o circo mais antigo em atividade no Brasil.

Cirque du Solei

Cirque du Solei: o maior circo do mundo
A empresa é uma multinacional do Canadá, criada pelos artistas de rua Gilles Ste-Croix e Guy Laliberté, na cidade de Baie-Saint-Paul. As suas apresentações misturam acrobacias e danças, além de teatro e muita música.

Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin, realizando um evento chamado Banquete Antropofágico. No cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, uma nova homenagem foi realizada. A partir disso, o dia 27 de março se estabeleceu como Dia do Circo, em homenagem a esse grande artista circense.

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin.

O circo no Brasil
O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes. Os espetáculos eram feitos sempre respeitando o gosto e interesse dos espectadores.