Quem trouxe o cachorro-quente para o Brasil?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A primeira pessoa que trouxe o cachorro-quente como conhecemos hoje e passou a comercializar a iguaria foi um empresário chamado Francisco Serrador Carbonell, também idealizador da Cinelândia (nome popular da região do entorno da Praça Floriano, no centro da cidade do Rio de Janeiro).

O hot-dog como o conhecemos hoje, com o tradicional pão de cachorro-quente, foi introduzido pelo comerciante de origem bávara Anton Feuchtwanger durante a Feira de Compras da Louisiana, na cidade de St. Louis, em 1904.

  • Estados Unidos
  • Alemanha

A primeira versão do hot dog surgiu há muitos séculos, em meados de 1500 a.c., quando os babilônios passaram a comer salsicha com pão, mas a popularidade do lanche é devida aos alemães que, em 1850, começaram a chamar o pão com salsicha de hot dog devido ao cachorro de estimação de um cozinheiro de Frankfurt.

Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento.

É o hot dog, um dos sanduíches mais famosos do planeta. No Brasil, foi batizado de cachorro-quente e ganhou diversas versões em cada canto do País. Confira!

Desde o início da pandemia nos Estados Unidos, as vendas de salsichas têm sido maiores do que no ano passado em todas as semanas, exceto uma, de acordo com o IRI.

O nome hot dog (cachorro-quente) se deve ao cartunista americano Thomas Aloysius Dorgan (1877-1929), que desenhava personagens alemães na forma de cães da raça dachshund (por aqui, em terras brasileiras, são conhecidos por “salsichas”).

Em Belém, há uma grande diferença entre hot dog e cachorro-quente: o primeiro é o clássico com salsicha, já o segundo é um sanduíche que leva carne moída. E lá no Sul, tchê, o lanche é recheado também com chucrute por influência da imigração alemã.

A humanidade come salsicha (palavra que vem do latim salsus: “salgado”) há mais de 3 000 anos: sua criação é creditada aos babilônios, em torno de 1500 a.C., recheando tripas com carne ...

hot dog {substantivo}
cachorro quente {m.}

A primeira e mais aceita é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, que batizou, em 1852, as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro Dachshund.

Os estudos sobre a história do cão sugerem uma origem em duas populações diferentes de lobos antigos, ocorrendo a sua domesticação em lados opostos da Eurásia, o supercontinente composto pela Europa e Ásia.

O cachorro-quente americano é bem mais simples do que o brasileiro, geralmente é só salsicha e molho, e normalmente eles custam cinco ou seis dólares cada.