Quem trouxe o Atari para o Brasil?

Perguntado por: ofogaca8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O Atari foi lançado em 1983 no Brasil pela Gradiente e manteve por uma década sua liderança até que a Sega trouxe o Master System que acabou se tornando mais popular em seguida.

Fundada em 1972, a Atari teve seu negócio comprado e vendido algumas vezes ao longo de sua história. Em 2001, a operação passou a ser controlada pela Infogames, que mais tarde adotou o nome Atari para todo o seu negócio.

No Brasil, o primeiro videogame da Magnavox nunca foi comercializado. O console que chegou em terras brasileiras em 1983, por intermédio da Philips, foi o sucessor do Magnavox Odyssey: o Magnavox Odyssey 2 ou Videopac (G7000).

O primeiro jogo comercial brasileiro conhecido foi o Amazônia, uma aventura em texto criado por Renato Degiovani e lançado em 1983. O jogo foi distribuído na revista MicroSistemas, com as linhas de código impressas para o usuário digitá-lo para jogar.

Com o crescimento das vendas dos computadores pessoais e com o problema dos jogos, a competição nas vendas foram muito cruéis com os consoles e foram as principais razões pela grande queda da industria. Um dos jogos que criaram esse problema foram os jogos do E.T e o Pac-Man.

Em 1993 a Warner, agora Time Warner Interactive, comprou a Atari Games e três anos depois a empresa foi novamente vendida, agora para a WMS Industries, dona das mascas Williams e Bally e Midway.

Telejogo

Por aqui, o primeiro videogame a entrar no Brasil foi o Telejogo, em 1977, lançado graças a uma parceria entre Ford e Philco, que era a fabricante do jogo na época e havia sido comprada pela empresa especializada em automóveis.

Atari 2600
Lançado agosto de 1983 por Cr$ 160 mil, o videogame custaria hoje R$ 1.736,63.

A tradução literal para Atari seria algo como 'Acertar o alvo', 'Prestes a vencer' ou 'Sucesso'.

História. O Jaguar foi o último console lançado pela Atari Corporation.

Os jogos no Brasil já são parte da cultura nacional. Nos mais de 50 anos da indústria gamer do país foram feitas muitas contribuições para a sociedade, o que influenciou em áreas da tecnologia, cinema e literatura. Além disso, a cultura pop também foi moldada devido à presença dos videogames no mundo contemporâneo.

Na história dos consoles de videogame, a primeira geração compreende os consoles lançados entre os anos de 1972 e 1977, dentre os quais destacam-se o Magnavox Odyssey e o Pong, bem como o Coleco Telstar.

Ralph Baer

No Brasil, o game online mais jogado é o Free Fire Battlegrounds. O jogo de tiro e sobrevivência feito para versão mobile tem cerca de 50 milhões de jogadores ativos todos os dias, ao se considerar o mundo todo, e o Brasil é responsável por grande parte desse público.

O primeiro videogame da história a ser comercializado para o público foi o Magnavox Odyssey, em 1972, nos Estados Unidos. A tecnologia utilizada foi aquela que vimos na Brown Box, aparelho inventado e patenteado pelo cientista alemão Ralph Baer.

O Magnavox Odyssey é o primeiro console de videogame doméstico comercial da história. Foi apresentado pela primeira vez em abril de 1972 e lançado em setembro do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do Atari.

Em 2009, a Infogrames decidiu trocar de nome e passou a ser conhecida como Atari SA. Atualmente, a empresa define como atividades centrais os videogames, hardware para consumidores, licenciamento de suas propriedades intelectuais e blockchain, com a criação de um token próprio e NFTs.

Se você cresceu nos anos 1980 e até início dos anos 1990, é bem possível que você tenha um Atari 2600 guardado em algum lugar.

primeiro videogame, o Xbox.

Atari 2600

Atari 2600, o original.