Quem trouxe as especiarias para o Brasil?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Portugal, o único país com condições de financiar navegações milionárias, foi o primeiro a lançar-se ao mar em direção às Índias. Foi assim que, em 1500, aportaram no Brasil, segundo consta, imaginando encontrar-se na Ásia. Esse foi o início da produção de especiarias no nosso território.

No contexto da chegada dos portugueses ao Brasil, Portugal estava desfrutando o auge do comércio de especiarias da Índia — mercadorias oriundas da Ásia, como pimenta-do-reino, noz-moscada, perfumes e incenso, que, por sua raridade no mercado europeu, eram valiosíssimas.

Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos. No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana.

Os responsáveis por seu descobrimento e origem, além do valor no comércio foram os portugueses na época das embarcações.

Independentemente do sentido do termo, desde tempos imemoriais as especiarias foram utilizadas pelos povos do Oriente, transportadas por mar; em rotas que atravessavam os oceanos Indico e Pacífico.

O primeiro foi Portugal, depois a Espanha e a Inglaterra, e em seguida a Holanda, e até mesmo os Estados Unidos entraram nessa histórica competição. Durante quase quatro séculos, as principais nações ocidentais correram para o Oriente e lutaram pelo controle das terras produtoras de especiarias.

Saiba como. Origem: Nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia, a canela é utilizada desde a Antiguidade, mas se espalhou pelo mundo através das Grandes Navegações. Os portugueses a conheceram na Índia e logo incluíram-na no preparo das sobremesas. Foram eles os grandes responsáveis por trazer a especiaria até o Brasil.

1498

O grande comércio das especiarias teve início em 1498, quando o explorador português Vasco da Gama saiu em busca de uma rota direta a lugares onde o mercado de especiarias era vasto e barato — chegando à Índia. Depois disso o seu uso foi popularizado e as especiarias agora são usadas no mundo inteiro.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

Portugal

O país que possuiu as condições necessárias para iniciar as Grandes Navegações foi Portugal. Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415.

As especiarias na História
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.

As especiarias eram mercadorias importantes na Europa porque ajudavam na conservação dos alimentos e melhoravam o gosto, sobretudo, das carnes. Também eram utilizadas na elaboração de cosméticos e na produção de medicamentos e eram uma mercadoria de altíssima lucratividade.

Em 1506, Lourenço de Almeida, filho de Francisco de Almeida, 1º vice-rei da Índia, foi dar à ilha do Ceilão e encontrou a canela!

Ela é originária do Sri Lanka, antigo Ceilão, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato ovalado. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, produz uma única semente.

Mas a noz-moscada é, na verdade, a semente do fruto da moscadeira, árvore enorme, frondosa e bonita. Nativa da Indonésia, ainda hoje a planta é cultivada por lá, apesar de ter entre os países produtores Tailândia, Trinidad e Tobago e até o Brasil.

As especiarias eram diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuado, geralmente eram utilizadas na culinária como conservante e aromatizante dos Page 2 alimentos. Na farmácia são utilizadas na preparação de óleos, unguentos e medicamentos. Também é utilizado para fazer perfumes, incensos, etc.

As especiarias na História
Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.

ESPECIARIA – vem do Latim specie, “conjunto de características próprias de alguma coisa”, originalmente “aspecto, vista”, derivado de specere, “ver”. Sim, a especiaria que foi tão importante para levar a Europa à época das descobertas é parente, por exemplo, de espetáculo – spectaculus, “o que é para ser visto”.