Quem trouxe as artes marciais para o Brasil?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

A capoeira, o Huka Huka e o Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos.

Luta Marajoara
Há certa imprecisão quanto à origem da Luta Marajoara. Algumas hipóteses sinalizam que seu surgimento remete à tribo Aruã, a povos africanos escravizados, a inspirações na luta de búfalos e a confrontos amistosos realizados entre vaqueiros.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, a maioria das artes marciais possui sua raiz na Índia antiga. Acredita-se que um monge indiano chamado Bodhidharma, que vivia no Templo Shaolin, teria desenvolvido algumas técnicas de defesa pessoal e começado a ensiná-las aos outros monges do templo.

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.

capoeira

Sem dúvida a capoeira é uma das mais conhecida lutas de origem brasileira. Ela é uma luta que mistura dança e música. É nosso legado afro-indígena-brasileiro e representa a resistência do nosso povo. A malemolência e o gingado da capoeira é a cara do Brasil.

No Brasil, muitas pessoas têm seu primeiro contato com a cultura japonesa através de esportes de origem japonesa, que chegaram por aqui com a influência da imigração. Conhecidas como artes marciais, algumas das categorias mais famosas são: o judô, karatê, kendô, aikidô e outros.

Krav Maga

1 Krav Maga
Krav Maga é uma forma não esportiva de artes marciais, o que significa que não se preocupa com o bem estar dos adversários.

Capoeira Angola – modalidade mais antiga.

Os 6 destaques brasileiros do MMA

  1. 1 - Alex Pereira. Também conhecido como “Alex Poatan”, Alex Pereira é considerado por muitos como o maior lutador de MMA ainda na ativa. ...
  2. 2 - Charles do Bronx. ...
  3. 3 - Amanda Nunes. ...
  4. 4 - Larissa Pacheco. ...
  5. 5 - Deiveson Figueiredo. ...
  6. 6 - Cristiane Justino.

Mitsuyo Maeda

Quem trouxe o jiu-jítsu para o Brasil foi Mitsuyo Maeda, instrutor da escola japonesa Kodokan. Em 1904, ele deixou o Japão decidido a mostrar a arte marcial pelo mundo. 10 anos depois, Maeda chegou ao Brasil e fincou raízes em Belém, no Pará.

As artes marciais mais praticadas no Brasil, certamente são, o judô, jiu jitsu, boxe, muay thai, karatê, capoeira entre outras. Os brasileiros são amantes de artes marciais e exímios praticantes.

Japão

No entanto, a versão mais aceita e difundida é que o Jiu-Jitsu foi foi desenvolvido no Japão há mais de 3600 anos, e suas técnicas foram aprimoradas por samurais.

As lutas tem suas origens muito antes do homem civilizado, sendo utilizada através dos séculos para a defesa pessoal e sobrevivência. O termo artes marciais vem da terminologia “arte da guerra” a palavra possui origem ocidental latina, sendo uma referência ao Deus da guerra Marte.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

  • Malla-yuddha. Com pelo menos 5 mil anos de história, pois teria sido criada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano usa técnicas de agarramento, socos, sufocamento e acerto de pontos de pressão. ...
  • Shuai Jiao.
  • Kalaripayattu.
  • Pancrácio.
  • Taekkyon.

A diáspora japonesa forneceu uma porta de entrada para a influência cultural japonesa no Brasil que se destaca na tecnologia agrícola, culinária, mas também em esportes tais como: aikidô, caratê, jiu-jitsu, kendo,, judô, sumô.. Nesse quesito há um nipo-brasileiro ilustre.