Quem trouxe a salsicha para o Brasil?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Francisco Serrador

Por volta de 1926 o empresário Francisco Serrador, idealizador da famosa Cinelândia, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, começou a venda de cachorro quente em seus cinemas. o lanche ficou conhecido na região e inspirou até marchinha de carnaval, porém a grande popularização do cachorro quente no Brasil .. ...

A humanidade come salsicha (palavra que vem do latim salsus: “salgado”) há mais de 3 000 anos: sua criação é creditada aos babilônios, em torno de 1500 a.C., recheando tripas com carne ...

Quantos tipos existem? Só na Alemanha, “país da salsicha”, são 1 200. Qual país que mais come? Suíça, que consome 160 milhões por ano, ou 21 por habitante.

Além de ser saborosa e macia, a Salsicha - Hot Dog é a mais vendida do Brasil* por não ter corantes artificiais e combinar com qualquer receita.

Apesar da origem europeia, a salsicha se popularizou nos Estados Unidos, sendo o imigrante alemão Charles Feltman o responsável por leva-la à região. As salsichas se popularizaram nos Estados Unidos ainda no século XIX, mas foi em 1904, em Saint Louis aconteceu o fato mais inusitado.

No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente".

Dachshund

Origem do Dachshund
Popularmente conhecidos como salsicha, salsichinha ou cachorro salsicha, os cães da raça Dachshund tiveram origem na Alemanha durante o século XV.

Reza a lenda que em 1852, um açougueiro batizou uma receita de salsicha com o nome da raça de seu cachorro: dachshund.

O nome hot dog (cachorro-quente) se deve ao cartunista americano Thomas Aloysius Dorgan (1877-1929), que desenhava personagens alemães na forma de cães da raça dachshund (por aqui, em terras brasileiras, são conhecidos por “salsichas”).

E de acordo com o Minha Receita, especial sobre comida de rua, que foi ao ar na quinta-feira, 10, a combinação surgiu com a competição das barracas na capital paulista. De batata palha à milho, uma queria colocar mais ingredientes no “dogão” que a outra, mas era difícil comer sem que tudo fosse para o chão.

A primeira versão do hot dog surgiu há muitos séculos, em meados de 1500 a.c., quando os babilônios passaram a comer salsicha com pão, mas a popularidade do lanche é devida aos alemães que, em 1850, começaram a chamar o pão com salsicha de hot dog devido ao cachorro de estimação de um cozinheiro de Frankfurt.

Características gerais: A salsicha deverá ser preparada com carnes em perfeito estado de conservação. Não será tolerada a utilização de qualquer tipo de subproduto de carne suína ou bovina. Não será tolerada a presença de manchas esverdeadas ou pardacentas ou coloração sem uniformidade.

Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.

Arroz (84%), café (79%), feijão (72,8%), pão de sal (63%) e carne bovina (48,7%) foram os alimentos com maiores prevalências de consumo no primeiro dia de registro alimentar. Banana foi a fruta mais citada (16,0%) e salada crua (16%) a preparação incluindo verduras mais frequentes entre os brasileiros.

Ranking das salsichas de mais qualidade
Salsicha Viena: é a salsicha mais "pura", feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada.