Quem trouxe a primeira vacina para o Brasil?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A história das vacinas no Brasil começa no ano de 1804, quando a vacina contra a varíola chegou ao país, trazida pelo marquês de Barbacena.

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola.

Desenvolvimento da vacina no Brasil
Em 1974 a vacina BCG entrou para o calendário de vacinação do Programa Amplo de Imunizações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 1976, o Ministério da Saúde tornou obrigatória sua administração às crianças brasileiras.

São 18 vacinas disponíveis para proteger seus filhos e sua família de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.

Os estudos consideram um prazo de oito meses e também avaliam a ação das células do sistema imunológico.

A história da vacinação teve início no século XVIII quando a varíola era a maior ameaça da humanidade. Naquela época, Edward Jenner foi responsável pelo experimento que mostrou que ao inocular uma secreção de uma pessoa com a doença em outra pessoa saudável esta desenvolvia sintomas muito mais leves e se tornava imune.

A palavra deriva do latim vaccinus, que significa “derivado da vaca”. O nome está relacionado a uma descoberta do médico inglês Edward Jenner, inventor da vacina contra a varíola. Ele percebeu que muitas pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a doença, pois já haviam adquirido a varíola bovina.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

Três mulheres e dois homens com mais de 80 anos foram as primeiras pessoas a receber a vacina Pfizer/BioNTech em Viena, no dia 27 de dezembro, na presença do chanceler austríaco Sebastian Kurz. Na Espanha, Araceli Hidalgo, de 96 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19.

No século XVIII, Edward Jenner descobriu a vacina antivariólica, a primeira de que se tem registro.

vacina contra a febre amarela

1937. Inauguração do Laboratório do Serviço Especial de Profilaxia da Febre Amarela pela Fundação Rockfeller, dentro do Instituto Oswaldo Cruz, e emprego da vacina contra a febre amarela pela primeira vez no Brasil. Desde então, ela vem sendo produzida pela Fundação Oswaldo Cruz.

Clóvis explica que quando se passa da fase infantil, a pessoa que tomou a BCG pode ser diagnosticada com tuberculose, mas a secundária, que também é conhecida como tuberculose pulmonar. Essa é a forma mais amena da doença.

Em 2012 foi incluída no calendário de vacinação infantil, a vacila pentavalente (que inclui a DTP – difteria, tétano e coqueluche -, Hib, e hepatite B).

Entre as explicações para baixa cobertura vacinal está a dependência do Brasil em relação ao mercado internacional para produzir e distribuir os imunizantes, que devem ser aplicados logo após o nascimento, de acordo com orientação do Programa Nacional de Imunizações.