Quem trouxe a mandioca para o Brasil?

Perguntado por: raparicio7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A mandioca tem origem brasileira e espalhou-se pelo mundo a partir de Portugal e suas colônias, principalmente as africanas. O ingrediente nativo do País já era plantado pelos índios como parte fundamental do cardápio, junto com feijão e milho.

“A planta é o alimento mais universalizado nas culturas indígenas, pois foram os índios que domesticaram a planta. Eles descobriram que torrando, assando ou fervendo, o ácido cianídrico evapora e vira uma ótima comida. É uma das grandes descobertas da cozinha indígena”, ressalta.

Especula-se que a partir do centro original de domesticação no sudoeste da Amazônia o cultivo da mandioca se disseminou entre as etnias indígenas seguindo o curso dos grandes rios amazônicos, que são até hoje as principais vias de transporte da região.

Resposta. A mandioca é uma herança indígena.

Etimologia. "Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa.

Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

Manihot Esculenta

O nome científico é Manihot Esculenta Crantz. Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre…

a mandioca selvagem original foi domesticada pelos indígenas sul-americanos em tempos imemoriais, provavelmente em algum ponto do interior do atual território brasileiro.

A comunidade consome a mandioca também na forma de farinha, beiju e caiçuma, espécie bebida fermentada. A lida com a mandioca se inicia na estação seca, quando os homens Apurinã preparam o terreno da roça, realizando sua limpeza e queima.

A mandioca era o alimento mais usado pelos índios. Dela, eles faziam a farinha, a tapioca, o beiju e bebidas alcóolicas. Também consumiam a mandioca misturada com frutas (como o caju), legumes e carne. Pronto!

A Lenda da Mandioca faz parte do folclore brasileiro e é de origem indígena. De acordo com a história, a filha do cacique de uma tribo tupi-guarani havia engravidado, e seu pai muito furioso, queria saber de quem era o bebê que ela estava esperando. … O cacique não acreditou na filha.

Existem fortes evidências genéticas e botânicas que sugerem que a mandioca foi domesticada no sudoeste da bacia amazônica, provavelmente na região onde hoje é o estado de Rondônia e áreas próximas no Mato Grosso, Acre e norte da Bolívia.

A mandioca é cultivada em todas as regiões do Brasil, assumindo destacada importância na alimentação humana e animal, além de ser utilizada como matéria-prima em inúmeros produtos industriais. Tem ainda papel importante na geração de emprego e de renda, notadamente nas áreas pobres da Região Nordeste.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis.