Quem trouxe a galinha para o Brasil?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos.

As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).

Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.

Dessa forma, podemos dizer que a primeira galinha do mundo veio de um ovo. Ela se desenvolveu, ali dentro, com as suas características únicas e, ao longo da vida, deu origem a outros seres parecidos com ela.

Essa ave é originária da África sendo trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização. Mesmo após tanto tempo sendo considerada um animal domesticado, a galinha da Angola ainda apresenta traços dos seus hábitos selvagens.

O início da avicultura brasileira remonta à década de 30 quando pequenos produtores criavam galinhas caipiras. Entretanto, foi na década de 70 que a avicultura se profissionalizou, com avançadas técnicas de produção de frangos de corte.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

A criação de galinhas no Brasil começou ainda no período de Pedro Álvares Cabral, onde as naus portuguesas trouxeram os primeiros exemplares de raças puras. Como as aves eram criadas soltas, denominou-se o nome de galinhas caipiras, que tem origem no tupi guarani.

Descendentes dos dinossauros
As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.

Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.

Pesquisas anteriores indicaram que essas aves teriam sido domesticadas há 10 mil anos na China, no Sudeste Asiático e na Índia, e que desembarcaram na Europa há 7 mil anos.

Assim: a galinha veio primeiro!
Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

A espécie que deu origem à galinha que conhecemos hoje tem entre 4 e 5 mil anos e surgiu no sudeste da Ásia ou na Índia, mas os ovos foram chegar na cozinha apenas com os gregos e romanos.

Todas as aves põem ovos, não só as galinhas. E as aves descendem de dinossauros, répteis que também eram todos botadores. De fato, todos os animais vertebrados possuíam ovos originalmente.