Quem trouxe a congada para o Brasil?

Perguntado por: obotelho2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

No Brasil, a Congada é hoje uma festa religiosa popular praticada do Ceará ao Rio Grande do Sul, assumindo características regionais. A dança dos congos foi trazida pelos escravos negros e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos.

A congada é uma manifestação simbólica, cultural e religiosa que surgiu no continente africano. Sua tradição foi disseminada aqui por meio dos negros escravizados que, antes, habitavam a região do Reino Kôngo.

Realizada anualmente, a manifestação cultural Congada tem por objetivo principal louvar seus santos protetores, os “santos dos pretos”, como São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário”.

No Brasil, a Congada é hoje uma festa religiosa popular praticada do Ceará ao Rio Grande do Sul, assumindo características regionais. A dança dos congos foi trazida pelos escravos negros e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos.

Na memória dos congadeiros dos mais diversos grupos do Estado à tradição do Congado chegou a Minas Gerais através de Chico Rei, um rei africano que foi trazido para o Brasil no século XVIII e em Vila Rica de Ouro Preto, onde viveu, conseguiu comprar sua alforria e através da exploração de uma mina já desativada acabou ...

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade.

Considerada uma mistura das festas dos negros (principalmente angolanos e congolenses) com a religiosidade católica, a congada teve sua origem na África, quando os súditos faziam o cortejo ao rei Congo, como forma de agradecimento.

Cunhenses pertencentes a um grupo de Congada e purubanos residentes na área ficavam acampados em pequenos ranchos onde nasceu um laço de amizade. Nos finais de semana, cunhenses e purubanos se ajuntavam e organizavam bailes de Fandango que eram comuns na região.

O congado mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música.

Artistas principais

  • Maurício Tizumba. 365 ouvintes.
  • Vó Cabocla. 44 ouvintes.
  • Virgílio Mais Nóis. 4 ouvintes.
  • Juçara Marçal.
  • Anthonio. 1.562 ouvintes.
  • Raquel Coutinho. 236 ouvintes.
  • Titane. 1.106 ouvintes.

Significado de Congo
substantivo masculino Indivíduo dos congos, grupo étnico banto, habitante das margens do rio Zaire, na Angola; bacongo. [Geografia] Nome comum da República do Congo, país localizado na região centro-oeste do continente africano.

O ritmo é dado pelos múltiplos instrumentos musicais, incluindo cuíca, caixa, tarol, tamborim, pandeiro, reco-reco, viola, cavaquinho, ganzá, rabeca e mais. O primeiro destino do cortejo é tipicamente uma igreja, local onde os congadeiros erguem mastros com as imagens dos santos.

Congo, Congada ou Congado é uma manifestação cultural e religiosa que representa, segundo o historiador e pesquisador da cultura afro-brasileira Jeremias Brasileiro: uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento.

O Congo Capixaba é uma manifestação cultural que acontece no Espirito Santo, tendo suas origens nos negros escravos, vindos de várias regiões da África, provavelmente, origem nos bantus, grupo etnolinguístico da África subsariana.

É dia de festa para os congadeiros. Essa é uma celebração carregada de simbologia para os pretos. São católicos resgatando o direito de praticar rituais dentro das igrejas para homenagear santos protetores dos negros escravizados: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia.