Quem trouxe a bicicleta para o Brasil?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

No Brasil a primeira bicicleta veio com a chegada dos imigrantes europeus no final do século XIX para o início do século XX. No ano de 1895 as bicicletas já podiam ser vistas nos estados do Sul e em São Paulo.

Em 1904, Antônio Prado Junior foi o primeiro atleta brasileiro a participar de uma competição internacional.

Partindo do início: a primeira bicicleta
A primeira bicicleta foi desenvolvida por um barão alemão chamado Karl Von Drais, em 1817, e batizada de “máquina de correr” (“laufmaschine” em alemão). Diferentemente das bikes atuais, ela foi feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão.

A primeira bike: Uma Caloi Berlineta dobrável, de 1971, comprada em Maricá e totalmente restaurada por Leandro, só com peças originais.

O ciclismo começou como esporte, na Inglaterra durante o século XIX. Desde essa época, as bicicletas foram aperfeiçoadas para alcançar grande velocidade. A primeira grande prova de ciclismo foi realizada em 1869, e tinha uma distância de 123 km entre Paris-Rouen.

É estimado que a China tenha mais de meio bilhão de bicicletas, em torno de 37.2% da população total. E 3 em cada 10 pessoas preferem usar a bicicleta, em comparação a quaisquer veículos a motor. Por ser um dos países com mais habitantes do mundo, o uso da bicicleta simplifica o trânsito.

As primeiras bicicletas chegaram no Brasil no final do século XIX, vindas da Europa. As cidades de Curitiba e São Paulo receberam um grande número de imigrantes europeus, de onde datam os primeiros registros de utilização da bicicleta por aqui.

Provém da palavra grega “kyklos”, círculo, objeto circular, através do latim tardio “cyclos”. Com esta palavra, e o prefixo latino “bi-“, formou-se a voz inglesa “bicycle”, que passou ao francês sem alteração, embora logo os franceses tenham preferido adotar seu diminutivo “bicyclette”.

No Dia Mundial da Bicicleta, o Olympics.com conversou com o maior ciclista do Brasil. Aos 33 anos de idade, Henrique Avancini é, na história, a grande referência do ciclismo no Brasil, especialmente no mountain bike.

Édouard Louis Joseph Merckx, Baron Merckx (17 de junho de 1945, Meensel-Kiezegem, Bélgica), conhecido como Eddy Merckx é um ex-ciclista belga. Merckx é considerado por muitos como o maior ciclista de todos os tempos.

Porém, quem imortalizou e tornou mundialmente conhecida a bicicleta foi um jogador brasileiro negro: Leônidas da Silva. A primeira vez que o atacante apresentou a sua bicicleta foi em 24 de abril de 1932, aos 19 anos, numa partida entre Bonsucesso e Carioca.

A bicicleta do barão alemão Karl von Drais, de 1817, é considerada a pioneira. Ele a batizou de “máquina corredora” (laufmaschine em alemão) e a imprensa a chamou de Draisine ou velocípede. Era feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés.

Com a marca de 56,792 Km pedalados em uma hora dentro de velódromo, o italiano Filippo Ganna tornou-se neste sábado (8), na Suíça, o ciclista mais rápido da história.

Cervélo compra Cannondale e torna-se maior fabricante de bicicletas do mundo. Empresa proprietária da Cervélo torna-se a maior fabricante de bicicletas do mundo após aquisição de congénere que detém a Cannondale, por 700 milhões de euros.

Caloi Elite Carbon Sport
A bike possui um quadro com uma geometria muito boa possibilitando ao ciclista fazer subidas mais rápidas e transmitindo segurança nas descidas e retas com velocidade mais altas, considerada o melhor custo benefício do mercado, ele justifica a liderança de vendas no Brasil.”