Quem trouxe a bananeira para o Brasil?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.

A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 a.C.. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C.. Só se encontram, porém, plantações organizadas de banana a partir do século III na China.

“O Dicionário Houaisscita que o poeta português Nicolau Tolentino usou o termo com essa conotação no século 18.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

As bananas originais não eram comestíveis. Cheias de sementes duras, acredita-se que elas eram cozinhadas para servirem como alimento, ou não teria valido a pena cultivá-las. A versão moderna pode ter começado na região da Papua Nova Guiné, dez mil anos atrás.

25 anos

A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%. São Paulo é o maior estado produtor de banana com 1 milhão de toneladas e participação de 15,3% do total Brasil.

A fruta foi descoberta na Índia pelos exércitos de Alexandre, o Grande. Segundo uma lenda antiga, os sábios da Índia descansavam à sua sombra e comiam de seus frutos. Por conseguinte, as mudas foram plantadas em outros países também.

Gros Michel

Se chegar às Américas, pode liquidar as plantações por todo o mundo. Isso já ocorreu nos anos 1950 com um tipo de banana chamado Gros Michel.

São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas.

Então Deus criou um fruto que se aproveita tudo: a raIz, o caule, o fruto e sem sementes. E pra consagrar, desenhou uma cruz quando é cortado em rodelas. Assim nasceu a banana!

banana nanica

A banana mais doce do Brasil é colhida no Norte catarinense, em Corupá. A região recebeu o selo de reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no fim de agosto.. A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

Fruta é a mais antiga já descoberta e ainda preserva sua polpa. Achado raro ocorreu porque fruto estava em área hostil a microorganismos.