Quem trata glossofobia?

Perguntado por: bzagalo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Como se trata de um medo intenso, extremamente difícil de controlar, é importante que a pessoa busque a ajuda de um psicólogo especializado em fobias para não só enfrentar os sintomas, como também para trabalhar as situações que disparam a glossofobia.

Origem do medo de falar em público
Segundo o especialista em terapia comportamental, Nicodemos Borges, a glossofobia é resultado das experiências construídas pelo indivíduo durante a sua vida, incluindo traumas na infância. Ademais, muitas vezes ela também está atrelada com a baixa autoestima, ou com o perfeccionismo.

Sintomas da Glossofobia

  1. Aumento da pressão arterial;
  2. Taquicardia;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Tremores no corpo;
  5. Transpiração excessiva;
  6. Náuseas;
  7. Boca seca.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Também conhecido como hipertensão do jaleco branco, é o medo irracional que algumas pessoas têm quando precisam consultar um médico. Trata-se de um transtorno psicológico classificado na categoria de fobia. Como tal, a reação da pessoa é desproporcional à situação em si.

Os sintomas que mais levam os pacientes ao neurologista são as dores de cabeça, tonturas e dificuldades de memória. Através do exame neurológico e de uma boa história clínica é possível determinar, por exemplo, se esses sintomas são decorrentes de uma enxaqueca, doença do labirinto ou até doença de Alzheimer.

O tratamento de traumas psicológicos é feito através da psicoterapia. A duração da terapia depende dos efeitos dos traumas psicológicos na saúde mental dos pacientes. Para quadros graves, por exemplo, as consultas com o psicólogo podem ser necessárias por muitos anos.

Apesar de ter os sintomas semelhantes à sociofobia, é necessário diferenciá-la da glossofobia. Isso porque a fobia social é caracterizada pelo medo de estar em público e de ser avaliado negativamente pelos outros.

A glossofobia é conhecida como o medo exagerado de falar em público, que pode afetar a vida do indivíduo de forma que ele não consiga apresentar um trabalho, executar uma palestra para os seus colaboradores etc. Isso acontece porque o medo e receio é tão grande que a pessoa fica paralisada.

Medo doentio de contactar com crianças.

A Glossofobia é uma palavra derivada do grego que representa o medo de falar em público, e atinge 75% da população mundial, de acordo com estudos científicos.

Quem tem dificuldade para falar em público, geralmente não possui autoconhecimento suficiente. Isso pode ser trabalhado em terapia, com a ajuda de um psicólogo que ofereça métodos para que o paciente passe a se conhecer melhor, entender seus anseios, talentos e personalidade.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Alprazolam. Esse é de longe o ansiolítico mais recomendado pelos médicos – sendo um derivado do benzodiazepínico – que consegue atuar no tratamento de insônia, agorafobia, síndrome do pânico, crises de ansiedade e do estresse intenso. O alprazolam é um medicamento com grande potência e uma ação imediata.