Quem transporta o co2 no sangue?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

Hemoglobina

A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo. A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue.

A perda de CO2 do sangue torna-se mais alcalino, o que permite à hemoglobina combinar-se com mais oxigênio do que seria possível se a reação do sangue permanecesse inalterada. Assim, a captação de O2 expulsa CO2 do sangue, enquanto que a perda de CO2 permite ao sangue absorver mais O2.

Os capilares sanguíneos ou vasos capilares como são chamados o revestimento dessa pequenas bolas, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de pequenos tubos. Neles, existe uma grande quantidade de gás carbônico que difunde-se para o ar alveolar.

O CO2 penetra nos espaços intercelulares da folha através dos poros estomáticos (Figura 1). A partir dos espaços de ar ele se dissolve na água de paredes celulares úmidas e se difunde para a célula e cloroplasto.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

A principal função do plasma é garantir o transporte de substâncias pelo corpo, tais como nutrientes e gases. O gás carbônico proveniente da respiração celular, por exemplo, é transportado principalmente dissolvido no plasma, que garante seu transporte até o pulmão para sua posterior eliminação.

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

glóbulos vermelhos

Os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

O sangue possui elementos celulares (hemácias, plaquetas e leucócitos) que têm função na coagulação sanguínea (plaquetas), no mecanismo de defesa contra infecções (leucócitos) e no transporte de O2 e CO2 (hemácias).

Hematose é um processo que pode ser definido, de maneira simplificada, como a remoção do gás carbônico e a incorporação de oxigênio no sangue, levando à transformação do sangue rico em gás carbônico (venoso) em sangue rico em oxigênio (arterial).

A globina não serve apenas para a função estrutural, mas também torna possível a reversibilidade da ligação entre o ferro e o oxigênio.

Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue. Esse processo é conhecido como hematose.

Na respiração celular, utiliza-se oxigênio e libera-se gás carbônico. Também são formadas moléculas de água, as quais apresentam oxigênio na composição de sua molécula. Desse modo, o oxigênio utilizado na respiração retorna ao ambiente na forma de moléculas de água e gás carbônico.

Nas trocas gasosas, que ocorrem nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina dióxido de carbono para o interior dos alvéolos e absorve o oxigênio proveniente do ar inspirado.

Os capilares são vasos sanguíneos que apresentam como função principal realizar trocas entre o sangue e os tecidos, garantindo que nutrientes e oxigênio sejam passados para as células. Por causa dessa função, é importante que esses vasos sejam delgados.

pneumócito II

O surfactante é produzido no pneumócito II. Os fosfolípides e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares (Figura 1).

  • Células endoteliais dos capilares. São as que estão em maior número e possuem o núcleo mais alongado.
  • Pneumócitos tipo I. Também denominada célula alveolar pavimentosa, com núcleo achatado, fazendo uma discreta saliência para o interior do alvéolo. ...
  • Pneumócitos tipo II.

A fase de absorção do CO2 ocorre na coluna absorvedora, onde a amina absorve o CO2 da corrente gasosa, e a liberação deste gás se processa na coluna regeneradora. A concentração máxima de CO2 obtida no topo da regeneradora, confirmados Figura 1 – Planta Piloto da Absorção de CO2.

O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.