Quem traiu Capitu?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Bentinho

Capitu e Bentinho são dois personagens do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, publicado em 1899. Essa obra é um marco do realismo no Brasil e levanta a polêmica da traição de Capitu com o melhor amigo de Bentinho: Escobar.

Sendo verdadeira a suposição, fica encerrada a questão do adultério. O amante de Capitu era o próprio Machado.

Seguem outros argumentos para afirmar que Capitu traiu Bentinho:

  1. Enterro de Escobar. Durante o enterro do amigo, Bentinho repara na reação de Capitu. ...
  2. Semelhança entre Ezequiel e Escobar. ...
  3. Escobar na companhia de Capitu. ...
  4. O afastamento de Dona Glória. ...
  5. Argumento literário.

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.

Capitu faleceu no exterior, e o filho do casal morreu de febre. Dom Casmurro apresenta o ponto de vista do Bentinho, o que nos faz questionar se a história é realmente como foi contada, já que ela pode ter sido mostrada de maneira parcial, apenas aos olhos de Bentinho.

Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.

Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Bentinho

Bentinho é o protagonista e também um antagonista da obra Dom Casmurro. É um homem atormentado pelo ciúme e pela dúvida em relação à fidelidade de sua esposa, Capitu.

Sancha: companheira de Colégio de Capitu, que mais tarde casa-se com Escobar. Ezequiel: filho de Capitu e Bentinho. Tem o primeiro nome de Escobar.

Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.

O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.

Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.

Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos. Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma.