Quem traiu Atena?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Este é Saga de Gêmeos, aquele que traiu Atena, enganou o santuário, mas no final foi aceito como Cavaleiro de Ouro da justiça.

E o seu único ponto fraco durante aquela guerra tinha nome, olhos acinzentados e agora, estava presa no Tártaro. Atena estava preocupada, tanto que resolveu descontar sua raiva em um deus que podia ter evitado a situação.”

Atena e Poseidon
A relação entre esses dois personagens está no mito de que houve uma disputa entre eles para ver quem teria a honra de ser reverenciado pelo povo da cidade. Então os deuses ofereceram dádivas à população. Poseidon presenteou os gregos abrindo o solo para que brotasse uma fonte de água.

Rival de Atena
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Hefesto

Mesmo que seja lembrada por sua pureza, Atena “engravidou” de Hefesto após o ferreiro tentar abusá-la. De acordo com a lenda, Hefesto ejaculou em suas pernas e Atena usou um pedaço de lã para se limpar. Na terra onde ela jogou a lã nasceu o semideus Erictônio que ela criou como seu filho.

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.

Hades, viroyu o arqui-inimigo de Atena, e a cada 2 séculos, Atena é enviada a Terra, pra proteger o mundo do deus Hades; todas as batalhas dos santos, são um preparo para a batalha contra Hades.

Diz a lenda que, um dia, Palas e Atena se desafiaram e batalharam. Atena teria sido ferida se Zeus não tivesse posicionado a égide, o escudo da filha, em frente à ela. Assim, enquanto Palas olhava assustada para a égide, Atena desferiu o golpe mortal.

Atena ficou conhecida como deusa da sabedoria. Ela tinha forte relação com habilidades manuais, dentre as quais se destaca a tecelagem. Ficou marcada por ajudar Perseu a matar a górgona Medusa, que possuía feição horrenda por ter sido punida pela deusa. Ela era filha de Zeus e nasceu da cabeça de seu pai.

No corpo carrega uma lança, capacete e o escudo presenteado pelo irmão Perseu. A ferramenta tem cravado a imagem da cabeça de Medusa. A lança em um dos lados das mãos representa o poder das estratégias diante das vitórias.

Se fosse qualquer outra serva sua, Atena havia acreditado. Porém, como era Medusa, a deusa não se convenceu de suas explicações e transformou seu cabelo em cobra, lançando a maldição que qualquer pessoa que olhasse para ela seria transformada em pedra.

Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.

Conta o mito que Medusa foi uma sacerdotisa do templo de Atena (em algumas versões ela já era a criatura mítica, contudo, ainda não tinha sido amaldiçoada). No entanto, Medusa é assediada amorosamente por Poseidon, o deus dos mares, cedendo aos seus encantos ao deitar com ele no templo da deusa Atena.

Partenogênese: Atena pode conceber filhos quando seus pensamentos divinos encontram a engenhosidade mortal dos homens. Seus filhos nascem da mesma forma que ela, literalmente tornando-os "ideais" . Acredita-se que essa habilidade foi influenciada pelo fato de ela ter saído do cérebro de Zeus.