Quem traiu Aquiles?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros.

Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada que atingiu exatamente o seu ponto fraco, o calcanhar, levando-o à morte.

No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo.

Os gregos ganharam a guerra fingindo terem desistido e reconhecido a derrota. Assim, enviaram um presente, que era um grande cavalo oco de madeira, o Cavalo de Troia, que entrou nos muros de Troia. Dentro dele estavam soldados gregos, que destruíram a cidade, matando os troianos.

Agamenon, irmão de Menelau, rei de Micenas, organizou seu exército para invadir Troia e resgatar Helena, trazendo-a de volta para a Grécia.

Na Ilíada, Briseis é uma escrava de Aquiles, dada a ele pelo exército grego como um prêmio. Ele também a ama, comparando o seu relacionamento com o de marido e mulher (ele frequentemente se refere a ela como sua noiva e esposa): "São os Atreus, entre os mortais, os únicos que amam suas mulheres?

Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira.

De acordo com o mito grego (como já foi dito), Agamenon sacrificou sua filha Ifigênia para apaziguar a deusa Ártemis, e Clitemnestra e Egisto mataram Agamenon para vingar Ifigênia.

Heitor

Heitor, príncipe de Troia, mata em combate Pátroclo, companheiro do herói primordial grego, Aquiles. Este, tomado de ira, vinga-se matando Heitor, mas não sem antes disputar com ferocidade a posse do cadáver de Pátroclo – suprema desonra seria abandoná-lo à sanha dos inimigos, aos “cachorros e abutres de Troia”.

Mas a maioria das fontes garante que foi o deus Apolo — que apoiava os troianos — quem guiou, em uma batalha, uma flecha envenenada até o ponto vulnerável de Aquiles: o calcanhar.

Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Primeiramente, é certo afirmar que a tradição consolidou a figura de Aquiles como um rapaz de pele clara e de cabelos longos e loiros.

De acordo com a mitologia, Aquiles morre em combate atingido por uma flecha no calcanhar. Após dez anos de batalha e ainda sem sinais de quem seria o vencedor, Odisseu tem a ideia de criar um enorme cavalo de madeira, que seria oferecido como presente ao rei Príamo.

Heitor liderou os troianos na defesa de Tróia, derrotando muitos guerreiros gregos. Entretanto, foi morto em um combate individual por Aquiles, que, em seguida, arrastou seu corpo pelas ruas de Tróia, atrás de sua carruagem.

Durou cerca de 10 anos, e o último ano de guerra é retratado na Ilíada, de Homero. Sua causa foi o rapto de Helena, esposa do rei espartano, por Paris, filho do rei de Troia. Aquiles e Heitor foram os principais heróis do conflito, e este conseguiu matar aquele, que era um semideus, atingindo-o com uma flecha.