Quem trabalhou antes de 1994 tem algum dinheiro a receber?

Perguntado por: ecavalcante4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

O trabalhador que contribuiu para o INSS antes de 1994 pode ter sua aposentadoria alterada e começar a receber mais. Isso porque esta tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) uma medida que visa corrigir uma distorção implementada no ano de 1999 por Reforma da Previdência.

Então você pode ter muito dinheiro a receber! Confira quem tem direito. Quem exerceu atividade remunerada antes de 1994 e fez contribuições ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderá ter dinheiro para receber referente a Revisão da Vida Toda do INSS.

Então consulte essa fortuna que você pode vir a receber no seu bolso. A revisão da vida toda foi aprovada no Supremo Tribunal Federal (STF) e os beneficiários do INSS que tiveram contribuições anteriores a 1994 podem solicitar que seu benefício seja revisado.

Quem tem direito de receber? Vão ter direito de receber os atrasados do INSS, 174.922 beneficiários que entraram com 142.817 ações de concessão ou revisão de benefício. O juiz já emitiu a ordem de pagamento referente ao mês de outubro, o valor deverá ser liberado agora em dezembro.

O cidadão que precisa atualizar dados cadastrais, no Extrato Previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), pode fazê-lo pela internet ou nas Agências da Previdência Social.

Todos os aposentados entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 têm direito à revisão do INSS, que terá ação retroativa nos recebimentos a menos. A decisão, no entanto, não determina que o INSS faça automaticamente a revisão, então é preciso entrar com uma ação judicial para requerer a revisão.

Só poderá se aposentar com a aposentadoria proporcional quem já era filiado ao INSS antes de a EC 20/1998 entrar em vigor. Isso significa que, os segurados que já contribuíam para o INSS antes do dia 16/12/1998 (data da publicação da EC/1998), terão direito à aposentadoria proporcional.

Quem tem direito:
- Quem não tinha o tempo de contribuição ou idade para se aposentar até essa data, não tem direito a pedir à revisão da vida toda. - Quem se aposentou em 2012 ou antes desta data não vai poder pedir a revisão porque já terá prescrito o prazo de 10 anos.

Para consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. A informação, segundo a Caixa, vai estar na tela principal do aplicativo. Para solicitar o saque, basta clicar em "Você possui saque disponível".

Atualmente, há 10,5 milhões de trabalhadores com saldo PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,4 bilhões. Têm direito a sacar as cotas quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP.

Conforme a legislação previdenciária, o prazo decadencial da revisão da vida toda é de 10 anos. E o início da contagem dele começa a partir do primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira parcela da sua aposentadoria.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

É possível receber auxílio sem ter contribuído? Quem nunca contribuiu para a previdência, consequentemente não tem direito a nenhum auxílio de natureza previdenciária, tal como, por exemplo, ao auxílio-doença ou ao auxílio-acidente. No entanto, é possível receber um auxílio assistencial sem nunca ter contribuído.

Verdade, existe sim uma quantidade mínima de contribuições que o trabalhador precisa ter para conseguir se aposentar pelo INSS! O menor tempo de contribuição exigido pelo INSS é de 15 anos de tempo de contribuição (180 meses).

Como vou receber os atrasados do meu benefício? O pagamento dos valores atrasados do INSS irá depender da forma como o seu benefício foi concedido. Pode ser pela via administrativa, quando tudo se resolve no próprio INSS; ou através de uma ação na Justiça.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “regularização de pagamento”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Você deve tomar como base um Plano Normal de contribuição para o INSS. Ou seja, de 20% entre o salário mínimo e o teto (7 salários mínimos). Assim sendo, para receber dois salários mínimos de aposentadoria, você deve pagar 20% de contribuição sobre esse valor.