Quem trabalha no terceiro turno?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A jornada de trabalho em três turnos é uma opção eficiente para empresas que precisam de atividade 24 horas por dia. É o caso, por exemplo, de hospitais, determinadas indústrias ou postos de gasolina. Por motivos de urgência ou por exigência de produtividade, elas estão em funcionamento contínuo.

Basicamente os turnos de trabalho estão divididos em quatro tipos: Matutino, Vespertino, Noturno e Administrativo. Para o trabalho ininterrupto durante 24 horas, dois são os tipos básicos de organização dos turnos de trabalho: revezados e fixos.

Considera-se que existe trabalho por turnos quando um posto de trabalho é ocupado de forma sucessiva por vários trabalhadores, de acordo com um determinado ritmo, incluindo o rotativo, contínuo ou descontínuo. Isto é, o mesmo trabalhador pode executar o trabalho a horas diferentes num dado período de dias ou semanas.

Adicionais. Aqueles que trabalham em período noturno ganham adicional de turno, que é de, no mínimo, 20% a mais do que o valor de hora trabalhada comum, de acordo com o artigo 73 da CLT. Tem direito a esse adicional quem trabalha nos horários das 22h00 às 05h00.

O trabalho em turno apresenta diversos riscos à saúde e é importante que você esteja ciente disso. Mas é possível diminuir esse risco com hábitos saudáveis. Tente garantir um sono de qualidade, de ao menos 7 a 9 horas por dia. Se não for possível manter esse sono em um único período, programe cochilos.

Segundo a CLT, a alíquota mínima do adicional noturno é de 20% a mais sobre a hora normal trabalhada durante o dia. Ou seja, se um empregado recebe por hora a remuneração normal diurna de R$ 20,00 um empregado que desempenhar a mesma função entre 22h e às 05h, o valor hora desse funcionário deve ser de R$ 24,00.

Na escala 4X2, o funcionário trabalha por 4 dias consecutivos, em turnos de 11 horas e tem 2 dias de folga. Assim, em um mês com 30 dias, esse colaborador exerce sua função durante 20 dias e folga em 10 deles.

Desse modo, se o trabalhador laborar por todo o período noturno, sua jornada de trabalho real estará limitada a 7 horas, que é o valor resultante do cálculo 52 minutos e 30 segundos multiplicada pelas 8 horas de jornada.

A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Este é o limite máximo para o trabalho normal.

As manhãs são normalmente os melhores momentos para realizar quaisquer atividades no trabalho.

O período matutino é a parte da manhã, o vespertino a parte da tarde. Já a noite também é conhecida por período noturno. Além disso, as palavras designam acontecimentos da manhã, tarde ou noite. As diferenças são muito perceptíveis, já que as palavras matutino e noturno já remetem aos períodos destacados.

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

Sim, todos os trabalhadores urbanos e rurais têm direito à remuneração superior quando houver a prestação de serviços no período da noite. Portanto, mesmo quem trabalha em jornada de 12 horas diárias e 36 horas de descanso deve receber a remuneração extra.

O trabalho noturno se refere às atividades econômicas e à prestação de serviços realizados à noite e de madrugada, ou seja, fora do horário comercial convencional. Esse tipo de trabalho é geralmente realizado por profissionais que atuam na área de saúde, segurança, infraestrutura, entre outras.

Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.