Quem trabalha na produção tem direito a hora extra?
A OJ nº 235 dispõe que"o empregado que recebe salário por produção e trabalha em sobrejornada tem direito à percepção apenas do adicional de horas extras, exceto no caso do empregado cortador de cana, a quem é devido o pagamento das horas extras e do adicional respectivo."
Como funciona o trabalho por produção?
O salário por produção, como o próprio nome indica, leva em consideração a produção do empregado na empresa, e é calculado tomando-se por base o resultado do trabalho do empregado, ao número de peças produzidas por exemplo. O salário por comissão é um tipo de salário por produção.
Como calcular hora extra produção?
Dessa forma, para calcular é preciso multiplicar o valor do salário por 2: Hora extra com 100% = salário por hora x 2.
Quem trabalha mais de 8 horas tem direito a hora extra?
Por outro lado, se a jornada de trabalho de outro colaborador for de oito horas diárias, este também só poderá fazer duas horas extras por dia. Nesse caso, o total é de 10 horas por dia.
O que a nova lei trabalhista fala sobre horas extras?
Pela nova lei trabalhista, os profissionais podem cumprir até 48 horas semanais de trabalho, com quatro delas sendo horas extras. A reforma também autoriza a possibilidade de compensação de horas: o trabalhador pode exercer até 12 horas de trabalho por dia, desde que receba folga de 36 horas em seguida.
Como saber se eu tenho direito a hora extra?
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é previsto que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Qualquer minuto ou horas que ultrapassem esse limite é considerada hora extra.
É permitido trabalhar 9 horas por dia?
A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.
Qual é o limite de horas extras por dia?
Sendo até 44 horas trabalhadas semanais. Hora extra nada mais é do que exceder as horas de trabalho. E é permitido exceder até 2 horas de trabalho por dia, completando, no máximo, 10 horas semanais extras.
Qual o cargo de quem trabalha na produção?
O que faz um Auxiliar de Produção ? Uma pessoa auxiliar de produção atua na linha de produção de uma indústria. Ela pode trabalhar na produção de produtos, manutenção e operação de máquinas, distribuição e abastecimento de materiais.
Quais são as desvantagens do salário por produção?
Há estudos demonstrando que, nos trabalhos repetitivos, não se deveria permitir o pagamento à base de produção, eis que, nesse tipo de remuneração, fica o trabalhador estimulado a trabalhar mais, ultrapassando, muitas vezes, os limites de força física e psíquica, prejudicando, assim, a sua saúde.
Quem recebe por produção?
O trabalhador que ganha comissão por produtividade poderá receber somente pelo que produz, contanto que isso seja negociado entre patrão e sindicato. Pela nova lei trabalhista que entra em vigor em novembro, este é um dos pontos em que os acordos coletivos prevalecerão sobre o que diz a lei.
Qual o limite de horas extras trabalhadas por mês?
O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.
Qual o prazo que a empresa tem para pagar horas extras?
O pagamento das horas extras deverá acontecer sempre no mês seguinte ao trabalhado, ou seja conforme o pagamento do salário, seguindo as mesmas regras. Desse modo, se o empregado prestou a jornada extraordinária no mês de janeiro, a quitação deve acontecer até o 5º dia útil do mês de fevereiro.
Qual o valor da hora extra de domingo?
Na prática, isso significa que, para calcular a hora extra no domingo, basta multiplicar o valor da hora normal de trabalho por 1,5.
O que acontece se o funcionário se recusar a fazer hora extra?
Dependendo da situação em que a hora extra foi proposta, a recusa do funcionário pode acarretar em demissão por justa causa.
O que acontece se o funcionário fizer mais de 2 horas extras?
Se o empregador extrapolar o limite máximo de 2 (duas) horas extras diárias, essas horas adicionais deverão ser pagas como horas extras, não podendo ser compensadas.