Quem trabalha feliz produz mais?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Pessoas felizes produzem mais e melhor. É o que diz um relatório da Universidade da Califórnia: um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros funcionários.

Por mais difícil que possa parecer, é possível sim aliar produtividade e felicidade. Se o ambiente tem fatores que cativam o colaborador, a motivação para o trabalho e no trabalho estará presente, e a energia será canalizada para se produzir mais e melhor.

As motivações da felicidade no trabalho variam de pessoa para pessoa. Mas, no geral, podemos dizer que profissionais felizes são aqueles que estão satisfeitos com a função que exercem e com o ambiente em que estão inseridos. São pessoas que se empolgam em cumprir metas e realizar suas demandas diárias.

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.

Ser feliz pode liberar o cérebro, permitindo maior flexibilidade mental e imaginação. Pessoas felizes são mais saudáveis. Quando os funcionários recebem menos licença por doença, eles são mais produtivos, melhorando assim a sua produtividade. Quando se trata de atendimento ao cliente, as empresas precisam ser alegres.

O índice de felicidade no trabalho pode ser medido a partir de uma pesquisa interna. Essa pesquisa pode ser aplicada por meio de questionários com perguntas de múltipla escolha, listas e perguntas abertas, de acordo com seus objetivos.

Existem várias formas de ser feliz no trabalho, entre elas:

  1. Encontre um trabalho que você ame e se identifique. ...
  2. Estabeleça metas e objetivos. ...
  3. Tenha um bom relacionamento com os colegas e superiores. ...
  4. Aprenda coisas novas. ...
  5. Pratique a gratidão. ...
  6. Encontre um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Já uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Assim definida, a felicidade no trabalho pode ser dividida em quatro dimensões: condições materiais de existência, dimensão relacional, dimensão espiritual e dimensão pessoal (Silva, Ribeiro, Budde & Tolfo, 2017).

O trabalho exerce papel central na vida humana, proporcionando a construção da identidade e dos vínculos sociais. Na aposentadoria, essa condição deixa de existir e pode desencadear manifestações de ordem orgânica, psicológica e social, com repercussões importantes na estrutura psíquica dos indivíduos.

Resposta. Resposta: Não,pois a felicidade não é algo definitivo,assim como a tristeza. Temos que passar por momentos tristes pois a vida é como uma roda gigante,todos vão ter seus momentos de ficar embaixo e todos vão ter seus momentos de ficar encima.

O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas.

Motivação no trabalho é o sentimento que move todas as ações do profissional no ambiente de trabalho e está ligada à vontade de se manter naquele emprego. É o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.

Como ser feliz no meu trabalho?

  1. Não evite mudanças. Seja aberto a mudanças no trabalho. ...
  2. Tenha foco no futuro. ...
  3. Não invente desculpas. ...
  4. Seja proativo. ...
  5. Deixe o medo de lado. ...
  6. Conheça suas potencialidades. ...
  7. Não coloque a culpa de seus erros nos outros.

Os hormônios da felicidade são substâncias químicas produzidas pelo corpo que são responsáveis por promover sensações de bem-estar e alegria. Eles são liberados pelo corpo em resposta a diferentes estímulos, como exercícios físicos, momentos de prazer e até mesmo em situações de dor intensa.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina e hormônios da felicidade.
  • Dopamina.
  • GABA e hormônios da felicidade.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

Vitamina B6

A Vitamina B6
A serotonina é o principal químico cerebral responsável por fazer com uma pessoa se sinta feliz, relaxada e confiante. Ela também desempenha um papel importante no sono, no desejo sexual e na saúde digestiva.

Um ambiente de trabalho saudável é aquele que preserva a saúde física e mental dos colaboradores. Conforme definição da Organização Mundial de Saúde, isso é possível por meio da colaboração entre empregados e líderes em torno de um processo de melhoria contínua.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

Ser grato contribui para a felicidade, e enviar mensagem, ou carta, ou ligar para expressar gratidão aumenta os indicadores de felicidade e reduz os índices de depressão mais que qualquer outra intervenção, e pode durar um mês. Fique atento ao prazer enquanto está sentindo e desfrute conforme ela transcorre.