Quem trabalha à noite cansa mais?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Além da privação do sono noturno, aumento das chances de diabetes e pressão alta causados pelos elevados níveis de estresse e cansaço extremo, o trabalho noturno permite muito menos qualidade de vida e bem-estar aos seus adeptos. Sua saúde e vida familiar ficam bastante comprometidas quando se trabalha a noite.

Tente garantir um sono de qualidade, de ao menos 7 a 9 horas por dia. Se não for possível manter esse sono em um único período, programe cochilos. Use estratégias para ficar acordado antes do turno de trabalho (incluindo exposição à luz do sol e cafeína). Durma assim que chegar em casa.

Há quem opte por esta modalidade de trabalho também pelo fato de ter uma certa liberdade para atuar, e maior dedicação e foco que resultam em melhores resultados, pois há pouca ou nenhuma interação com terceiros, logo a produtividade aumenta.

“O triptofano, o magnésio e a vitamina B6 têm grande papel nisso, pois participam da produção de serotonina em nosso corpo. Por isso, no Collagen & Melatonin eles foram associados à melatonina para potencializar ainda mais os benefícios”, completa.

Quem trabalha à noite fica predisposto a engordar. Isso porque, de acordo com um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o turno noturno provoca alterações hormonais que fazem com que o organismo não reconheça mais sinais de saciedade.

Por que o trabalho na madrugada pode ser prejudicial? Trabalhar à noite e dormir de dia é uma rotina que vai contra uma característica biológica. Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono.

Trabalhar durante a noite pode prejudicar (e muito) a sua saúde! O sono diurno, afirmam os médicos, nunca compensa em quantidade e qualidade as horas não dormidas à noite.

Quem trabalha no período noturno e precisa descansar durante o dia dorme menos e pior. Além disto, os hormônios melatonina e cortisol, bem como as citocinas inflamatórias salivares sofrem uma desregulação em sua produção, o que pode ser um indicador para diversas doenças, incluindo o câncer.

O artigo 73, que trata dessa questão, determina que a hora noturna não tem a duração de 60 minutos perante a lei, mas de 52 minutos e 30 segundos.

O que pode sempre acontecer é que a pessoa não dorme durante o turno da noite, porque precisa se manter alerta e vai contra os ritmos naturais, a biologia, a fisiologia dela, que está, assim, preparando o corpo para começar a adormecer, então tem que fazer essa luta.

Segundo a CLT, a alíquota mínima do adicional noturno é de 20% a mais sobre a hora normal trabalhada durante o dia. Ou seja, se um empregado recebe por hora a remuneração normal diurna de R$ 20,00 um empregado que desempenhar a mesma função entre 22h e às 05h, o valor hora desse funcionário deve ser de R$ 24,00.

Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.

Trabalhadores celetistas que trabalham durante período da noite possuem uma carga horária contrária ao “horário comercial”, ou seja, sua jornada de trabalho começa à noite. Esses empregados ganham o mesmo salário da jornada de trabalho diurna e o acréscimo de adicional noturno em sua folha de pagamento.

Tome um banho antes de dormir e faça uma alimentação leve. Pratique atividade física. Pois, traz muitos benefícios à saúde, ajudando na prevenção de doenças crônicas, manutenção do peso e ainda liberação de neurotransmissores que ajudam no humor, melhorando a saúde mental. Alimente-se de forma saudável.

Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

São Paulo - Quem trabalha à noite fica predisposto a engordar. Isso porque, de acordo com um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o turno noturno provoca alterações hormonais que fazem com que o organismo não reconheça mais sinais de saciedade.

De acordo com ela, quem trabalha por pelo menos 06 horas em plantão noturno tem o direito de fazer uma pausa para descanso/alimentação de 30 minutos, podendo ampliar para uma hora de duração. Nesse caso, isso deve ser o resultado de uma negociação entre a empresa e o colaborador.

Prefira uma refeição mais leve, que não te deixe com sensação de peso, já que seu dia está apenas iniciando. Na sequência por volta das 19 horas, vem a principal refeição do dia. Deve ser encarada como o momento de saciar a fome. Mas sem exageros, pois o metabolismo trabalha mais lentamente à noite.

Segundo o artigo 73 da CLT, a jornada de trabalho noturno é aquela realizada entre às 22h de um dia e às 5h da manhã do dia seguinte, em áreas urbanas. Já para trabalhadores rurais, a legislação determina que o trabalho noturno está compreendido entre 21h e 5h em lavouras e entre 20h e 4h na atividade pecuária.

Entre as 17 e as 20h, a temperatura corporal e o nível de diversos hormônios estão no auge — momento ideal para treinar e perder mais calorias. Pesquisas indicam que é mais fácil ganhar resistência e massa muscular se exercitando no fim do dia. O período também seria menos propício a lesões.