Quem tomou o tiro em Mar do Sertão?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Mas depois o público saberá que a vítima é Noé . O rapaz morrerá nos braços do playboy, que entrará em desespero.

Na cena final do personagem, Deodora preparou um chá envenenado para Candoca (Isadora Cruz) e José (Sergio Guizé), mas Tertulinho acabou bebendo a mistura mortal e morrendo nos braços da mãe.

Tertúlio (José de Abreu), que assistirá a tudo de camarote, quase desmaiará com a possibilidade de o filho ter morrido. Mas o coronelzinho sairá vivíssimo do barraco na novela das seis da Globo. O mesmo não pode ser dito de Noé. O disparo atingirá o bandidão em cheio, e ele cairá morto na mesma hora.

Em Mar do Sertão, a vida de Tertulinho (Renato Góes) virou de cabeça para baixo após matar acidentalmente Noé Dantas (Marcelo Adnet). O coronelzinho, já desestabilizado com o ocorrido, acabou sendo levado preso em flagrante, sem oferecer resistência à prisão.

O mocinho ouvirá do Coronel (José de Abreu) que ele e Tertulinho (Renato Góes) são irmãos em cenas previstas para irem ao ar na primeira semana de 2023. Revoltado, o vilão atira em José/Zé Paulino ao encontrá-lo em uma caverna com Candoca (Isadora Cruz), alvo de disputa dos dois.

Em Mar do Sertão, Lorena pode ser filha do pai de Candoca. Com isso, ela é meia-irmã da sua melhor amiga. Uma grande pista sobre isso foi dada na novela: em uma cena, Dagmar disse para Lorena que conheceu Dodôca (Cyria Coentro), a mãe de Candoca, e que foi amiga da costureira.

A megera convida José e Candoca (Isadora Cruz) para o jantar, com o intuito de envenenar a comida para acabar com o casal. Mas o feitiço deve virar contra o feiticeiro. Um desfecho justo é justamente a morte de Deodora, que é vítima do veneno e falece na frente de seus dois maiores desafetos.

Sonho e casamento
Pela primeira vez, ela chama Dagmar (Heloísa Jorge) de mãe, e ainda entra com a pastora na igreja, no melhor momento de sua vida. Por fim, Candoca consegue realizar um grande sonho no final da novela das seis. Depois de muito penar, ela consegue viver feliz ao lado de José (Sérgio Guizé).

Quer mais spoilers? Renato Góes, intérprete de Tertulinho, revela que o personagem não terminará com Candoca. Mas o que intrigou os fãs que assistiram ao programa foi a revelação de Isadora Cruz. Segundo a atriz, Candoca também não terminará com Zé Paulino, adiantando que acontecerá uma tragédia na vida do casal.

Mar do Sertão chegou ao fim nesta sexta-feira, 17, com o desfecho das histórias de Zé Paulino (Sérgio Guizé), e Candoca (Isadora Cruz) e demais personagens. A trama surpreendeu os espectadores com a morte de Tertulinho (Renata Góes) e prisão de Teodora (Debora Bloch).

De forma misteriosa, Noé Dantas (Marcelo Adnet) chegou em Canta Pedra sem deixar claro seus interesses, mas sendo uma grande ameaça para Deodora (Debora Bloch) e Coronel (José de Abreu) em "Mar do Sertão".

Na cadeia, o fazendeiro revelará o segredo do filho, Tertulinho (Renato Góes) para Dagmar (Heloísa Jorge). Acontece que o Coronel assumiu a culpa pela morte de Noé (Marcelo Adnet) para que o herdeiro não fosse preso.

Renato Góes se despediu de Tertulinho, personagem de Mar do Sertão que acabou morrendo após tomar um chá envenenado por sua mãe, Deodora, interpretada por Débora Bloch no episódio desta sexta-feira (17).

Após escapar da morte, Zé Paulino (Sergio Guizé) vai fazer fortuna em Mar do Sertão. Longe de Canta Pedra, cidade fictícia onde se passa o folhetim, o rapaz conseguirá abrir uma empresa e se esbaldar com os luxos proporcionado pela dinheirama.

Tudo indica que Xaviera termina a novela sozinha e realizada, ajudando os amigos a trazer mudanças positivas para a cidade de Canta Pedra. Mas, caso Tertulinho sobreviva e tenha mesmo seu momento de redenção, ela pode ceder à paixão e aceitar o pedido de casamento do rapaz.

Pai de José? A morte de Tertúlio é uma boa saída para que o grande segredo da história venha à tona. Em meio a tantos sinais, já é possível afirmar que o coronel é pai biológico de José. No passado, ele se envolveu com outra mulher e entregou o bebê para Daomé (Wilson Rabelo) criar.

Eles forjaram a aparição da Compadecida na igreja do padre Zezo (Nanego Lira) e fizeram o então matador de aluguel desistir de matar José e se entregar à polícia. Após cumprir sua pena, Fubá retornou a Canta Pedra, mas totalmente regenerado e com uma nova identidade: Dom Tião.

Além de deixar a claro que Zé Paulino é filho de mãe desconhecida, ela deu outra pista na cena. 'Tu sempre preferiu aquele rapaz ao teu próprio filho!' , acusou. Fato é que Zé Paulino foi criado por Daomé (Wilson Rabelo), empregado mais velho do coronel.

Em Mar do Sertão, Tertulinho (Renato Góes) fez de tudo para acabar com a vida de José/Zé Paulino (Sergio Guizé), mesmo após o acidente que fez o vaqueiro ser dado como morto. Com a volta do seu adversário, ele tentou esconder todos os rastros possíveis, mas toda mentira tem perna curta.

Com dívida de gratidão pelo empresário, que salvou a vida de Cirino quando o menino foi envenenado pelo uso excessivo de agrotóxico na fazenda Palmeiral, Pajeú vai se recusar a cometer o crime.

Dagmar

Lorena, personagem de Mariana Sena, em Mar do Sertão, finalmente descobriu quem é sua mãe biológica: a pastora Dagmar (Heloísa Jorge). A revelação foi feita de surpresa, quando a jovem escutou uma conversa entre o pai de criação e a religiosa.