Quem tomou a vacina da meningite pode pegar?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Se o indivíduo é vacinado se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite”, afirma Robério Leite, infectologista pediátrico do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará. A primeira vacina contra a meningite é logo ao nascer.

A vacina meningocócica C (Conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade, além de estar disponível para crianças de até 10 anos que não foram imunizadas ou ficaram sem uma dose.

Vacina meningocócica C: Indicado para combater a meningite a partir dos 2 meses de vida.

O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas tais como: nasofaríngea, septicêmica e meningítica. A criança com meningite tem febre, rigidez na nuca, fortes dores de cabeça, vômito, mal estar, calafrios, dores musculares, confusão mental e etc.

A transmissão, em geral, ocorre de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe. O período de incubação é de 2 a 10 dias, em média de 3 a 4 dias. Podendo variar em função do agente etiológico.

A vacina meningocócica ACWY é indicada aos 3 meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. Além disso, os reforços precisam ser aplicados aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se aplicar uma dose com um reforço após 5 anos.

É uma infecção perigosa muito comum em crianças menores de 5 anos, principalmente aquelas que não tenham completado 2 anos de vida.

Quem já recebeu a vacina meningocócica C pode ser imunizado com a ACWY, respeitando o intervalo mínimo de um mês após a última dose da meningocócica C.

Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses, além de reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a vacina Meningocócica ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos. Adultos devem tomar dose única da vacina.

Todas as pessoas não vacinadas devem tomar a vacina contra meningite, independente da idade. Ela faz parte do calendário vacinal do bebê. Do mesmo modo, adolescentes, trabalhadores da saúde, idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras ainda não imunizados também devem tomar.

Os surtos de meningite meningocócica C registrados em 2022, na cidade de São Paulo, trazem à memória um episódio que marcou a história do Brasil: a maior epidemia de meningite do país, registrada na década de 1970.

Vacina anti difteria, tétano e coqueluche acelular.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Da mesma forma, a vacina meningocócica ACWY está sendo ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.

Sintomas da meningite eosinofílica

  1. dor de cabeça forte;
  2. rigidez na nuca, dor e dificuldade em mexer o pescoço;
  3. náuseas e vômitos;
  4. febre baixa;
  5. formigamento no tronco, braços e pernas;
  6. confusão mental.

No caso de pessoas que tiveram contato com pacientes com meningite por Haemophilus influenzae, a indicação é a quimioprofilaxia, tratamento que consiste na ingestão preventiva de medicamentos prescritos por médico.

O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.

Por isso, em casos de meningite eosinofílica o mais comum é observar o caso e esperar passar sozinho. Alguns medicamentos podem ser receitados contra os sintomas (dores, febre, vômitos etc.)

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

O PNI disponibiliza três doses da vacina meningocócica C na infância: aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até antes de completar 5 anos.