Quem toma sertralina pode beber álcool?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

"Se a pessoa beber muito, não vai permitir que o antidepressivo funcione de forma tão eficaz", disse Andrews. A combinação de álcool com ISRS também pode ampliar os efeitos colaterais do medicamento e intensificar sensações como sonolência, fadiga ou tontura, acrescentou.

Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser rigorosamente evitado. Se o remédio estiver fora dessa seara e for metabolizado em local diferente do fígado, não há problema. Para isso, o indicado é ler a bula e consultar um médico.

Consumir álcool pode ter sérias consequências se você estiver fazendo tratamento contra a ansiedade. Beber um pouco pode parecer uma boa maneira de diminuir os sintomas, mas você pode estar só piorando as coisas.

A sertralina age aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro. A substância, por sua vez, nada mais é do que um neurotransmissor que estabelece certas ligações entre as células nervosas e, desse modo, regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a sensibilidade corporal e as funções cognitivas.

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Isso porque pode potencializar o efeito do remédio e intoxicar o organismo, ou ainda atrapalhar o efeito terapêutico. Assim, não é indicado misturar bebidas alcoólicas com medicamentos.

* Ansiolíticos (indicados nos tratamentos da ansiedade e da insônia) - Combinados com álcool podem desencadear sedação, falta de coordenação e prejuízo da memória, com risco de acidentes.

Essa descontinuação deve ser feita lentamente, por conta da farmacologia dessas medicações, já que essas são drogas que têm uma meia-vida muito curta, ou seja, elas permanecem no organismo por um tempo inferior a 24 horas.

O Cloridrato de Sertralina não é tarja preta, mas sim tarja vermelha.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC) que exacerba os sintomas depressivos, aumentando o risco de morte por suicídio.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

A bebida alcoólica pode alterar o humor da pessoa de alegre para triste em breves segundos. Isso faz com que o cérebro, não consiga interpretar as sensações, causando assim uma ansiedade descontrolado e tristeza profunda.

Com a ressaca funciona da mesma maneira. Não só causa alterações no nosso sistema imunológico, como também aumenta os níveis de cortisol (muitas vezes chamado de “hormônio do estresse”), pressão arterial e frequência cardíaca – alterações que também acontecem com a ansiedade.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).

O medicamento cloridrato de sertralina não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula; se você estiver usando antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO); ou se você estiver usando pimozida.