Quem toma Selene engorda?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A resposta curta e grossa é: não, não há evidências de que pílula anticoncepcional engorde.

Selene® terá ação imediata, não será necessário o uso de outro método contraceptivo.

Essa é a principal dúvida do público feminino com relação ao método, mas a verdade é que a pílula não engorda, o anticoncepcional é feito à base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente. O que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, mas não há aumento de gordura.

O tratamento deve ser realizado por vários meses e a necessidade da continuação do tratamento deve ser avaliada pelo médico. Caso o uso de Selene® seja reiniciado (após 4 semanas ou mais de intervalo sem pílula) deve-se considerar risco aumentado de tromboembolismo venoso (TEV).

Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

Devido à pequena quantidade de hormônios, Selene® é considerado um medicamento de baixa dose. O acetato de ciproterona inibe a influência dos hormônios andrógenos. Portanto, é possível tratar doenças causadas pelo aumento da produção de andrógenos ou por uma sensibilidade individual a estes hormônios.

Caso não ocorra sangramento por dois meses seguidos, você pode estar grávida. Consulte seu médico imediatamente. Não inicie nova cartela de Selene® até que a suspeita de gravidez seja afastada pelo seu médico. Neste período use medidas contraceptivas não hormonais.

Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

O tratamento com Acetato de Ciproterona + Etinilestradiol leva, geralmente após 3 a 4 meses de terapia, à resolução das erupções da acne preexistente. A oleosidade excessiva da pele geralmente desaparece mais cedo.

Quanto à sua eficácia para prevenção de gestação, em nada muda se tomado de manhã ou à noite, desde que tomados preferencialmente sempre no mesmo horário!

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Injeção ou comprimido? Essa é uma dúvida que assola muitas mulheres e inclusive impacta na hora da escolha entre a pílula ou a injeção. Conforme mencionado anteriormente, não há comprovação de que qualquer método anticoncepcional cause aumento de peso, embora muitas mulheres relatem isso.

Os sintomas mais comuns relatados pelas mulheres são: Inchaço ou ganho de peso: esse é um dos sintomas que mais assusta as mulheres, pois a alteração hormonal pode facilitar o ganho de peso.

Se você suspender as pílulas anticoncepcionais no meio do ciclo, poderá apresentar sangramentos de escape ou mesmo mais acentuados antes da próxima menstruação. No entanto, o sangramento irregular após suspender a contracepção é um fenômeno temporário e deve desaparecer depois de alguns meses.