Quem toma Ritalina pode ser policial?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

De acordo com a candidata, o uso da medicação foi considerado incompatível com todas as atribuições de um Policial Rodoviário Federal, lembrando que há, nas atribuições, uso do bafômetro, contagem de pessoas em um acidente e outras atividades.

Sim, podem.
"Sim, a pessoa que toma remédio controlado pode participar, dependendo da gravidade do problema.

Em outras palavras, TDAH não é Deficiência para fins de Concurso Público.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

No que toca aos resultados, tanto pela provável seleção de militares com TDAH leve, quanto pela baixa exigência do serviço, este trabalho apresenta resultados sugestivos de que pacientes com TDAH com sintomas leves e sem comorbidades psiquiátricas estão aptos a serviço militar de soldados, com desempenho semelhante ao ...

O exame toxicológico de larga janela é um procedimento que detecta o consumo de substâncias psicoativas, em um período mais longo do que os testes de sangue e urina.

Os exames toxicológicos não apontam a presença da Ritalina, pois, o cloridrato de metilfenidato não é detectado no organismo.

A duração da ação é de três a cinco horas. Nos comprimidos de liberação prolongada o tempo de ação pode durar por até 12 horas.

As doenças e problemas de saúde relacionados ao nariz, boca, dentes, laringe, faringe, traqueia e esôfago, podem impedir de assumir o cargo de Policial Militar, incluindo: dificuldades na fala (ex. gagueira);

Quando o candidato não se conhece bem terá altas chances de ser contraditório no exame psicológico e existe um contra-perfil ao cargo que envolve avaliação se o candidato possui descontrole emocional, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada; sinais fóbicos, se o candidato tem dificuldade para ...

Se a pessoa tiver 31, 32 e as idades seguintes, ela não poderá prestar aquele certame, haja vista que provavelmente este candidato será eliminado. O Estatuto da Polícia Militar veda candidatos com idade superior a 30 (trinta) anos fazer inscrição para o cargo de Soldado. Outro impeditivo é a altura mínima.

Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, indivíduos com TDAH se destacam mais em trabalhos que exigem criatividade e ser designer de interiores é uma profissão que exige bastante criatividade para criar diferentes possibilidades e liberdade de "pensar fora da caixa", sendo uma das profissões indicadas.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

Quais são os efeitos positivos do medicamento?

  • Melhora na concentração;
  • Redução da perda de foco e da fácil distração;
  • Queda da impulsividade;
  • Melhora no desempenho escolar;
  • Maior atenção em atividades cotidianas;
  • Redução da inquietude física e mental;
  • Menor ocorrência de sono em momentos imprevisíveis.

Aproximadamente 85% dos casos são de retardo mental leve, que é geralmente diagnosticado após os 5 anos de idade, no período escolar, quando ocorre uma maior demanda social e intelectual.

Não existe auxílio financeiro governamental para pessoas com TDAH, nem para seus familiares.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.