Quem toma remédio para pressão alta pode tomar o vinagre de maçã?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Por ser rico em potássio, equilibra o sódio no organismo, ideal para quem tem pressão arterial alta. Além disso, ele contém pectina, que auxilia na diminuição do LDL – o colesterol ruim.

Pessoas com problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a algum elemento presente na composição do vinagre de maçã devem evitar seu consumo. Além disso, não é indicado consumir o produto em jejum, uma vez que ele tende a aumentar a acidez do estômago e isso pode gerar desconfortos gastrointestinais.

Quem tem úlcera não é interessante utilizar; Pessoas com alergia ao vinagre de maçã ou que façam tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

O vinagre de maçã ajuda no controle dos picos de glicemia após as refeições. E alguns estudos relatam que o produto poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes.

Se você ouviu que era necessário estar em jejum para tomar o vinagre de maçã, informamos agora que isso é mito! Você até pode consumir o alimento em jejum logo ao acordar, mas há também um outro período específico em que ele é superindicado: antes do almoço!

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

Beber antes de uma refeição.

Os estudos com o vinagre de maçã foram feitos com um consumo que varia de duas a quatro colheres de sopa por dia, diluídas em água. Por isso, o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente.

Vinagre de maçã contra insônia
O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Deve-se evitar utilizar o vinagre quando em uso de algumas medicações, como medicações para diabetes, insulina, digoxina e diuréticos.

Protege contra doenças cardiovasculares
Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes doa vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo.

Em geral, a losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser tomado com outros medicamentos. Você deve, no entanto, informar ao seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando ou pretenda tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica (venda livre).

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta. Embora seu médico possa lhe dizer se o medicamento está agindo por meio da medida da sua pressão arterial, provavelmente você não notará diferenças ao tomar losartana potássica + hidroclorotiazida.

Melhora a digestão
Rico em ácidos e fibras, como o ácido acético e o clorogênico, o vinagre de maçã facilita a digestão e diminui a sensação de estômago pesado, além de proteger o fígado, por conta dos ácidos málicos, lático e cítrico. Esses últimos tornam o fígado mais eficaz no processamento de toxinas.

O vinagre de maçã pode ser incluído na alimentação diária, no almoço e jantar. Ele aumenta a sensação de saciedade e faz com que se coma menos, logo, reduz a ingestão de calorias. É importante lembrar que duas colheradas diárias de vinagre de maçã na alimentação não será a fórmula mágica para a perda de peso.

Jô Furlan, médico e nutrólogo com pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que não é recomendado tomar o ácido acético em jejum, especialmente quem sofre com gastrite ou refluxo (porque vai aumentar a acidez no estômago, agravando o problema).