Quem toma remédio para pressão alta pode tomar água de alho?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Não. Não existe nenhuma comprovação científica de que água com alho funcione. Se funcionasse seria maravilhoso. Faça uso correto da sua medicação pois os efeitos da pressão arterial elevada por muito tempo sobre os rins, coração e cérebro são devastadores para a sua saúde.

O chá de alho é um dos mais indicados para controlar a pressão arterial, pois ele é rico em antioxidantes que, não apenas fortalecem a imunidade, mas ajudam no controle da pressão, bem como do colesterol. Portanto, para prepará-lo basta amassar um dente de algo e deixar ferver em água durante três minutos.

Além de seu efeito protetor em relação à inflamações, a alicina, presente no alho, também pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura e ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Ou seja, ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente contra a hipertensão.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Você só não deve ficar tentado a consumir mais de 2 ou 3 dentes todos os dias, principalmente cru. A água e o chá de alho são mais fracos, mesmo assim, você deve evitar o excesso para não ter problemas estomacais e muito mal hálito por exemplo. É importante ter moderação.

Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

  • Chá Água de Alho. ...
  • Folhas de Oliveira. ...
  • Suco de Mirtilo. ...
  • Chá de Hibisco. ...
  • Chá de Mangaba. ...
  • Chá de Cavalinha. ...
  • Chá de Valeriana.

CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL

  • Melancia. Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. ...
  • Limão. ...
  • Uva. ...
  • Cacau. ...
  • Romã

Água de alho
Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e depois deixar repousar por toda a noite ou, pelo menos, por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum, para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Apesar de ser benéfico à saúde, o chá de alho é restrito a alguns grupos. Devido a ação na redução da pressão arterial, o chá de alho é contraindicado para pessoas que sofrem com pressão baixa. Além disso, pessoas recém-operadas ou que possui algum tipo de distúrbio hemorrágico não devem fazer a ingestão do chá.

Chá de cebola e alho funciona como anti-inflamatório natural
Enquanto a cebola é fonte de quercetina e outros antioxidantes, o alho é rico em alicina, uma substância que cumpre várias funções terapêuticas: regula a pressão arterial e, principalmente, surte efeito antibiótico e anti-inflamatório no organismo.

Poderoso desintoxicante que elimina toxinas do organismo. Facilita a eliminação de parasitas intestinais. Melhora a imunidade do organismo. Previne e ajuda a combater doenças graves como câncer, diabetes e depressão.

O melhor horário é pela manhã, ainda em jejum. Caso precise urinar, faça isso antes e não pegue peso ou se movimente muito. Se isso acontecer, o ideal é que haja um descanso de, pelo menos, 5 minutos antes da aferição. Cigarros e bebidas alcoólicas também não são permitidos nos 30 minutos anteriores.

Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

Os malefícios do alho são quase inexistentes. O alimento é incrível para a saúde. É capaz de melhorar 100% a saúde, garantindo a prevenção efetiva de várias doenças. Por isso, não há problemas, se fazer uso do alho com moderação.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.

Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata. E pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.

Melhora o funcionamento do fígado e potencializa sua função depurativa. Melhora o funcionamento dos rins e, portanto, ajuda a combater a retenção de líquidos. Melhora os problemas de circulação. Melhora o sistema imunológico e ajuda a aumentar as defesas do organismo.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.