Quem toma remédio homeopático pode beber?

Perguntado por: dpeixoto2 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

O que se recomenda é que, caso vá consumir alguma bebida alcoólica, não o faça com os remédios, dando um intervalo de pelo menos trinta minutos, bem como não exagere na quantidade. Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos.

Não ingerir nada durante 30 minutos antes e após tomar o medicamento homeopático, exceto água. Ou seja, se você vai tomar 5 glóbulos às 9h da manhã, por exemplo, de 8h30 até 9h30 você deve ingerir apenas água. Nada de alimentos, sucos, balas, etc.

Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido. Já em casos crônicos pode demorar mais.

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.

Pelo contrário, em determinados casos, recomenda-se o uso da homeopatia juntamente com medicamentos convencionais, tendo em vista que essa combinação pode ser uma excelente alternativa para o tratamento de inúmeras patologias.

Desvantagens: * Por ser uma forma terapêutica em que o paciente tem uma co-responsabilidade em seu tratamento, tornando-se necessário haver uma parceria entre médico e paciente, os resultados do tratamento podem demorar mais ou menos tempo para se efetivarem.

O remédio homeopático causa efeitos colaterais? Não, o remédio homeopático não causa efeitos colaterais. Em Homeopatia pode ocorrer a exacerbação dos sintomas já presentes ou o aparecimento, em pessoas sensíveis, de alguns sintomas relacionados às características naturais do medicamento que está sendo usado.

A homeopatia é bem tolerada e tem poucos riscos, raramente ocorre uma reação tóxica ou alérgica. Os médicos convencionais não devem considerar que um fármaco homeopático tomado pelo paciente seja biologicamente inativo e, portanto, não apresentaria efeitos adversos.

No entanto, recomenda-se que o paciente não ingira alimentos ou qualquer substância com gosto ou cheiro muito fortes por um intervalo de 15 a 30 minutos antes e após cada dose de medicamento. E acima de tudo, nunca deve-se consumir bebidas alcoólicas ao mesmo tempo que os medicamentos, sejam eles homeopáticos ou não.

Efeito rebote é o agravamento dos sintomas clínicos ocasionado pela suspensão abrupta desses medicamentos.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa complementar para o tratamento de diversas patologias, a homeopatia tem encontrado cada vez mais adeptos.

A técnica de homeopatia auxilia no tratamento de doenças como as ginecológicas, respiratórias, dermatológicas e de trato gastrointestinal, além de alergias e casos frequentes de infecções virais e bacterianas, bem como na depressão. Ou seja: previne doenças crônicas, psicológicas, metabólicas e endócrinas.

Ao optar pela homeopatia, você pode alcançar benefícios como:

  • Restabelecimento do equilíbrio orgânico;
  • Redução de efeitos colaterais;
  • Relação mais estreita entre médico e paciente;
  • Redução da agressividade do tratamento;
  • Prevenção de novas doenças ou sua reincidência;
  • Redução de gastos com o tratamento.

Confira algumas opções para usar homeopáticos para promover o equilíbrio e reduzir a ansiedade.
...
Homeopax

  • Aconitum napellus 6CH;
  • Argentum nitricum 6CH;
  • Arsenicum album 6CH;
  • Aurum metallicum 6CH;
  • Phosphorus 6CH;
  • Valeriana officinalis 3CH.

Se o medicamento é prescrito para ser utilizado três vezes ao dia, procure dividir o horário da melhor forma possível e utilizar os medicamentos neste horário. Por exemplo, pode-se tomar as 09:00, 15:00 e 21:00 horas com 30 minutos antes e depois sem ingestão de nada diferente de água.

Não há evidência científica de que a homeopatia seja eficaz contra qualquer problema de saúde. De acordo com uma extensa revisão de estudos promovida pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália, a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crônicos ou graves.

Pode misturar remédios de homeopatia com alopatia? Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

Especialistas indicam que qualquer doença pode ser tratada com medicamentos homeopáticos, apesar de se destacarem nos casos de doenças alérgicas, respiratórias e emocionais, podendo contribuir na solução de traumas e favorecendo a manutenção do equilíbrio nas mais diferentes fases da vida.