Quem toma remédio depressivo pode tomar cerveja?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O que acontece se tomar antidepressivo e beber? Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser rigorosamente evitado. Se o remédio estiver fora dessa seara e for metabolizado em local diferente do fígado, não há problema.

Vamos destruir um mito: bebidas alcoólicas a solução para os transtornos de ansiedade, estresse e outros problemas decorrentes. Aquele happy hour, que parece inocente modo de relaxar, pode esconder um problema muito maior e tomar uma cerveja (ou uma dúzia) não vai resolver, mas sim agravar o problema.

Pessoas que utilizam medicamentos antidepressivos, como um ansiolítico, não têm a recomendação de ingerir bebida alcoólica, então esses drinks sem álcool podem ser uma boa opção”, lembra a nutricionista.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Dito isto, ainda é importante limitar o consumo de álcool enquanto estiver tomando medicamentos para depressão ou ansiedade, acrescentou. Embora o álcool possa aliviar temporariamente a ansiedade e diminuir as inibições, também pode desencadear atividade no cérebro que pode piorar os sintomas de depressão ou ansiedade.

Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca. Geralmente, os sintomas ocorrerem em até seis horas após a ingestão. A overdose por ADT pode ocorrer por acidente ou propositalmente.

Misturar álcool com Prozac é uma situação perigosa. Ambos atuam diretamente sobre o sistema nervoso central. A interação entre essas substâncias varia de pessoa para pessoa e pode ser muito perigosa. Excesso de sono, alteração da consciência e até crises convulsivas podem aparecer.

Apesar de parecer inofensivo, ele não é indicado para indivíduos depressivos. Isso porque, para as pessoas depressivas, a ingestão de álcool, por menor que seja, pode aumentar a impulsividade e os pensamentos negativos.

1. Chá verde. Essa bebida diurética e muito popular entre os amantes de chá, também pode ser uma aliada quando os efeitos físicos da ansiedade aparecem. Por ser rico no aminoácido Teanina, o Chá Verde tem propriedades calmantes e ajuda no controle do humor.

Chá de camomila

Chá de camomila
A camomila é a opção mais popular quando o assunto é relaxamento. E não é por acaso: a bebida contém uma série de propriedades benéficas para a saúde, como é o caso da glicenia, responsável por causar efeito calmante sobre os nervos.

Pode beber álcool durante o tratamento com fluoxetina? É necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com fluoxetina. Isso porque a interação dos dois pode causar tontura, sonolência, dificuldade de concentração, problemas de raciocínio e julgamento.

O que tomar antes de beber para não ter ressaca?

  • Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool. A ingestão de água é importante em todas as ocasiões da vida do ser humano. ...
  • Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.

Embora não seja uma contraindicação, é recomendado que durante o uso do remédio sertralina, o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque sertralina e álcool juntos podem causar prejuízos ao fígado e até mesmo ao cérebro.

Os possíveis efeitos colaterais físicos e mentais dos antidepressivos vão desde dores de cabeça e confusão mental a efeitos mais graves, como perda da função sexual e pensamentos suicidas.

Em geral, a acção terapêutica dos antidepressivos é relativamente lenta. Depois de iniciada a toma do medicamento. Com a dose correcta, deve-se esperar o começo da melhoria dos sintomas de depressão ao fim de cerca de 15 dias, mas a recuperação pode tardar um mês.

Os antidepressivos mais modernos, apesar de apresentarem maior tolerância, ainda possuem reações colaterais. As mais comuns são os problemas gastrointestinais, cefaleia, falta de coordenação motora e alterações no sono e no nível de energia.

Verdade – Antidepressivos do tipo IMAO, como fluoxetina, sertralina e citalopram, não devem ser ingeridos com alimentos fermentados como vinho, queijos e embutidos, pois podem provocar pico de hipertensão.

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.