Quem toma fluoxetina pode atrasar a menstruação?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O uso de antidepressivos é outra causa comum para o atraso da menstruação. Isso ocorre porque esse tipo de fármaco pode estimular a produção prolactina pela hipófise, alterando o seu próprio funcionamento.

É preciso ressaltar ainda que não existe uma regra que defina por quanto tempo a ansiedade atrasa a menstruação. Esse retardo pode ser de apenas alguns dias ou, até mesmo, meses.

A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).

Questões emocionais: estresse e ansiedade
Logo, o estresse, por exemplo, já pode ser o suficiente para atrasar a menstruação por alguns dias. Assim, o estresse ou a ansiedade em excesso podem afetar negativamente a produção hormonal da mulher.

Elas colocam o cotonete no canal vaginal e observam: saindo branco e sem sangramento é porque a menstruação não está próxima de vir; se sair avermelhado ou marrom, é sinal de que a menstruação pode estar chegando.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.

As variações emocionais podem ter um impacto real sobre nossos hormônios e nosso ciclo menstrual. Isso acontece porque o estresse provoca alterações na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais. E daí você pode ter um atraso de menstruação ou até menstruar mais cedo.

O que fazer em caso de menstruação atrasada

  1. Reduzir a intensidade do exercício físico;
  2. Reduzir o estresse;
  3. Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
  4. Manter o peso ideal;
  5. Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual.

Ansiedade, irritação e crises de choro são frequentes, mas passam depois de alguns dias. Por outro lado, na gravidez, as variações de humor podem persistir do início até o nascimento do bebê. A mulher pode ficar mais emotiva e chorar facilmente, alternando essas crises com momentos de euforia.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.
...
Os principais sinais da gravidez são:

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

Se você não menstrua há meses e não está grávida, isso pode ser devido a um desequilíbrio dos seus níveis hormonais, efeitos colaterais de medicação, exercício excessivo ou estar gravemente acima ou abaixo do peso. Se você não menstrua há meses, consulte seu médico para descobrir a causa.

A perda máxima de peso com fluoxetina é atingida por volta de seis a nove meses, e o uso prolongado da medicação pode estar associado a reganho de peso.

Segundo novo estudo, mulheres que utilizam fluoxetina e paraxetina – medicamentos da classe dos inibidores seletivos de recaptação da serotonina – possuem risco aumentado de ter filhos com defeitos congênitos.

As análises indicam que a fluoxetina age via mecanismo dependente de neurogênese para melhorar a memória dos animais. E o bulbo olfativo, área olfatória primária do cérebro, apareceu como nicho com maior aumento na neurogênese após o tratamento com fluoxetina.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

O que acontece se eu tomar fluoxetina à noite? Não há contraindicação para tomar fluoxetina à noite, porém, alguns pacientes podem apresentar insônia. Portanto, se este for o seu caso, o ideal é tomar durante o dia.

Qual o melhor horário para tomar? Em resumo, como grande parte dos pacientes se sentem mais ativas e dispostas com a fluoxetina, o ideal é tomar o medicamento pela manhã, após o café. Desse modo, raramente, os pacientes sentem sonolência ao tomar a fluoxetina.

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.