Quem toma conta do cemitério?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Um profissional que cuida da manutenção do cemitério, também chamado de coveiro ou zelador de cemitério, é uma pessoa de extrema importância para a população. Dessa forma, você pode até imaginar que esse profissional serve apenas no momento do enterro de uma pessoa, mas sua função vai muito mais além disso.

Cemitérios Municipais | Secretaria Municipal de Subprefeituras | Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Essa é a realidade profissional do coveiro ou como prefere ser chamado, Agente sepultador (PONTES, 2020).

OMULU É O DONO DO CEMITÉRIO, E TODOS OS EXUS, POMBA GIRAS E ALMAS DENTRO E AO REDOR DO CEMITÉRIO, ESTÃO SOB O SEU PODER... SUBORDINADOS A ELE TEM 4 GRANDES EXUS ATUANDO DENTRO DOS CEMITÉRIOS...

Coveiro é um trabalhador dos cemitérios, responsável - dentre outras atividades - pela preparação das covas e dos túmulos durante um funeral.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.

A taxa de manutenção de jazigo é cobrada, como dissemos, por todos os cemitérios, sejam eles particulares ou municipais. A diferença é que nos cemitérios particulares esse valor, normalmente, é definido em assembleia e divulgado para os proprietários por diferentes meios de comunicação.

Dica de comportamento em enterro no cemitério

  • Não se atrase. Chegue no horário marcado pelos familiares na nota de falecimento. ...
  • Tenha atenção com o que será dito. ...
  • Vista roupa discretas. ...
  • Respeite a religião do falecido.
  • Tente não ficar próximo do caixão. ...
  • Desligue os aparelhos tecnológicos.

Em geral, os cemitérios públicos cobram uma taxa única de concessão do solo e os familiares precisam arcar com todos os demais custos, como o pagamento do coveiro e o “embelezamento” do jazigo, com a construção do mausoléu e placas.

Solo. Resumidamente, cemitério público o solo pertence ao município e no particular, a família detém o direito do jazigo efetivamente. Isso influencia em várias outras questões como manutenção, limpeza, custos com coveiro (ou não), placas e etc.

Chamamos de lápides as estruturas do túmulo que trazem informações sobre a pessoa sepultada. No Brasil, costumam trazer o nome completo, a data de nascimento e do óbito, e o epitáfio — uma frase que homenageia quem está ali.

O salário médio nacional de Sepultador é de R$2.301 em Brasil.

Além do enterro, o dia a dia de um sepultador envolve a exumação de corpos, que costuma ser o primeiro teste a um candidato à função. “Para ser coveiro, não precisa de curso, necessita de coragem. O primeiro teste é fazer uma exumação.

Qual é o salário de Coveiro? O salário médio nacional de Coveiro é de R$1.984 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Coveiro na sua região.

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.