Quem toma bupropiona pode tomar cerveja?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Seu médico pode sugerir que você não beba (cerveja, vinho ou destilados), enquanto estiver sob tratamento com Bup® (cloridrato de bupropiona), ou que beba muito pouco. Mas se você tem o costume de beber muito, não pare repentinamente, pois pode ser perigoso.

O que acontece se tomar antidepressivo e beber? Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser rigorosamente evitado. Se o remédio estiver fora dessa seara e for metabolizado em local diferente do fígado, não há problema.

De maneira geral, não é recomendado o uso de nenhum medicamento com álcool, pois os efeitos do remédio podem ser potencializados ou reduzidos, causando prejuízos ao tratamento bem como a saúde do paciente.

a) Nas formas de liberação prolongada (Wellbutrin XL ou Zetron XL), o comprimido de 300 mg pode ser tomado em dose única pela manhã.

Tomar o remédio quantas horas depois de beber
No caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, especialistas recomendam que se espere no mínimo 24 horas após beber para consumir o remédio. Já no caso de ansiolíticos/antidepressivos, o ideal é que nunca se consuma álcool tomando medicamentos.

Os principais efeitos colaterais, secundários ao uso de bupropiona são: insônia, cefaleia, sensação de boca seca (xerostomia), náuseas, vômitos, constipação, dor abdominal, anorexia, reações de hipersensibilidade, como urticária, rash cutâneo, prurido

O efeito do tratamento, como para a maioria dos outros antidepressivos, não é imediato. A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno. Em alguns pacientes pode causar boca seca, náuseas, tontura, insônia e dispepsia (mal-estar no estômago).

Sendo assim a bupropiona é um agente antidepressivo que age inibindo a recaptação neuronal da noradrenalina e dopamina, tornando-se então, inibidora do desejo de fumar em indivíduos depressivos e também em fumantes não-depressivos.

Consumir álcool pode ter sérias consequências se você estiver fazendo tratamento contra a ansiedade. Beber um pouco pode parecer uma boa maneira de diminuir os sintomas, mas você pode estar só piorando as coisas.

Por exemplo: Metronidazol; Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole, Griseofulvin. Outros antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também não devem ser tomados com álcool pelo perigo de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

* Ansiolíticos (indicados nos tratamentos da ansiedade e da insônia) - Combinados com álcool podem desencadear sedação, falta de coordenação e prejuízo da memória, com risco de acidentes.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC) que exacerba os sintomas depressivos, aumentando o risco de morte por suicídio.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

O cloridrato de bupropiona demora cerca de uma semana para começar a fazer efeito, já que é o período necessário para que a bupropiona atinja os níveis necessários no organismo.