Quem toma antidepressivo tem direito de se aposentar?

Perguntado por: aoliveira2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

Cálculo da aposentadoria por depressão
proporcional em 60% mais 2%, e sim de 100%. Isso mesmo, se você comprovar que a incapacidade por depressão é anterior a reforma da previdência a sua aposentadoria por invalidez pode ser 40% maior. Your browser can't play this video.

Aposentadoria da pessoa com deficiência por problema psicológico por idade. A pessoa que tem alguma deficiência por problemas psicológicos pode se aposentar por idade, mas, nesse caso, deve ter: 60 anos de idade, para homens; 55 anos de idade, para mulheres.

Quais são as doenças mentais elegíveis para receber o benefício? Episódios depressivos, esquizofrenia, psicose não-orgânica não especificada, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente, transtornos esquizoafetivos, transtornos mentais, etc.

Além disso, deve informar ainda a medicação que foi prescrita, e finalmente a necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo. Se você estiver com alguma doença emocional, depressão, por exemplo, não vá a perícia muito bem arrumado(a) e ou perfumado(a).

Auxílio doença para dependente químico, quem tem direito? Têm direito ao auxílio doença para dependente químico trabalhadores que comprovem em perícia médica sua doença através de laudos médicos, bem como solicitação de pedido de internação.

A depressão, assim como outras doenças psicológicas, podem garantir o direito à aposentadoria por invalidez. No entanto, é preciso ter em mente um ponto: o que gera esse benefício é a incapacidade de trabalhar, e não a doença em si. Há várias pessoas que têm depressão mas que se sentem capazes de trabalhar.

A comprovação é feita por meio de laudos e exames médicos que o segurado apresenta no dia da perícia.
...
Como Comprovar a Depressão?

  1. laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento;
  2. atestado do psicólogo (se estiver passado por um);
  3. guias de todos os medicamentos que está tomando.

O afastamento do trabalho por questões psicológicas pode ser explicado pela presença de ambientes com pouco apoio social, às excessivas demandas e cobranças, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo dos trabalhadores.

CID F32.2 é o código para Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Direitos previdenciários das pessoas com transtornos mentais. Vários são os direitos previdenciários destinados às pessoas com doenças psiquiátricas. São eles: Direito à Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.

Ele receberá o valor de R$ 3.000,00. IMPORTANTE: Se o INSS não retirar os 20% menores salários de contribuição em sua aposentadoria, trazendo prejuízo no cálculo, o benefício poderá ser revisado.

8 doenças psiquiátricas que dão direito ao auxílio-doença
F33 – Transtorno depressivo recorrente; F31 – Transtorno afetivo bipolar; F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas. F43 – “Reações ao”stress”grave e transtornos de adaptação”

Então, no caso da ansiedade incapacitar o colaborador, a conduta deve ser de afastamento do trabalho. De acordo com as leis trabalhistas, a empresa deve arcar com os 15 primeiros dias dessa ausência. A partir do 16° dia, se o funcionário ainda precisar continuar afastado, ele deverá ser encaminhado ao INSS.