Quem toma antidepressivo sertralina pode doar sangue?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Antidepressivo (ex: fluoxetina, sertralina, amitriptilina, Donaren, venlafaxina, etc.): não impede a doação.

Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. O usuário de maconha poderá se candidatar a doação de sangue 12 horas após o consumo.

A ansiedade do candidato pode impedir a doação? Sim, porque a ansiedade pode ser fator desencadeante de alguma reação indesejável (como por exemplo, a queda de pressão) durante a doação de sangue.

Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Se você for tomar um remédio que afeta o sistema nervoso central, como antidepressivos, é fundamental seguir as orientações do médico, pois a cafeína por si só é um grande estimulante desse sistema.

Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser rigorosamente evitado. Se o remédio estiver fora dessa seara e for metabolizado em local diferente do fígado, não há problema. Para isso, o indicado é ler a bula e consultar um médico.

As fontes de carboidratos podem incluir pão integral, tapioca e frutas como banana e mamão. Para as proteínas, aposte nas consideradas “magras”: ovos mexidos, queijos pouco gordurosos e iogurte são ótimas opções.

"Quando doamos sangue, eliminamos uma quantidade significativa de ferro do organismo. Isto se provou benéfico para pacientes que possuem sobrecarga de ferro, que pode levar a doenças cardíacas, hepáticas e outras", diz o médico.

Sim. Não há nenhum problema quanto a isso. A mulher pode doar sangue menstruada.

Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue.

Os exames ficam disponíveis a partir de 20 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante a apresentação de documento oficial com foto, ou a terceiros que apresentem procuração. Os exames devem ser retirados na recepção do Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

No caso específico do MD, a duração costuma variar entre duas e oito horas, ainda que possa permanecer no organismo por um período de 48 horas.

Isso acontece pois o estresse, assim como a ansiedade podem alterar quadros sintomáticos. Contribuindo por exemplo, para o aumento de adrenalina, serotonina, colesterol total, quedas na imunidade, redução de plaquetas e até mascarando ou agravando sintomas para outras doenças.

O exame de sangue para ansiedade ainda não está pronto para chegar ao mercado e mais estudos são necessários para aperfeiçoar esta ferramenta para diagnóstico de alterações psiconeurológicas.