Quem toma antidepressivo pode tomar chá de camomila?

Perguntado por: xnascimento . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Não há interação entre chá de Camomila e antidepressivos. A erva/chá contra- indicada é Erva de São João, que pode causar causar Síndrome Serotoninérgica.

Não existe contra-indicação do uso de chá de camomila com Rivotril* (clonazepam), contanto que o clonazepam tenha sido prescrito por médico.

Camomila
Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central.

Apesar de não haver uma contraindicação absoluta, tome-a apenas sob supervisão médica e, sempre que vai a um médico, diga todas as medicações que toma, para que ele possa prescrever as seguintes levando em conta possíveis interações.

Modo de preparo

  1. Levar a água em uma panela ou leiteira para ferver;
  2. Quando ferver, desligue o fogo e adicione as flores secas de camomila;
  3. Abafe com uma tampa por cinco minutos;
  4. Coe e beba o chá.

Faz mal tomar uma xícara de chá (camomila, erva doce ou cidreira, hortelã ) todos os dias durante a noite? As ervas citadas, em si não trazem efeitos colaterais, e podem ser ingeridas à noite.

A camomila é uma erva consumida desde a antiguidade por possuir substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam na condução de uma rotina de relaxamento e melhoria da qualidade do sono.

A camomila é conhecida, sobretudo, como um poderoso calmante e relaxante muscular, com propriedades sedativas, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a dormir melhor. Em situações de maior stress, o chá de camomila também pode ser um aliado, ajudando a acalmar e a refletir melhor sobre as situações.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

O chá de camomila não tem nenhum tipo de interação que cause algum risco com a fluoxetina, portanto, em doses usuais, pode fazer o uso de forma tranquila.

Não existe relação entre o consumo de chás de cidreira, camomila, valeriana e maracujá ao uso de sertralina. Sendo assim não se preocupe em fazer uso de sertralina e associar a chás fitoterapicos como os citados.

Não há um horário-regra para tomar o do chá, embora provavelmente seja melhor consumi-lo uma hora antes de ir para a cama. Criar um hábito de beber chá à noite é sinônimo de desenvolver conscientemente um ambiente que sinaliza à mente e ao corpo que a hora de dormir está se aproximando.

A camomila, por exemplo, é famosa por ajudar a relaxar e a acalmar a mente, mas quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde. Isso porque suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso.

Por último, mas não menos importante e eficiente, a Camomila é a mais "famosa" entre as ervas com fama de serem calmantes. Eficiente para suavizar os efeitos da ansiedades, stress e insônia possui uma substância chamada apigenina, que tem justamente propriedades ansiolíticas e sedativas.

Algumas opções de remédios caseiros para depressão são:

  1. Chá de hipericão. ...
  2. Vitamina de banana com nozes. ...
  3. Chá de açafrão. ...
  4. Suco de concentrado de uva. ...
  5. Chá de damiana. ...
  6. Chá de raiz de valeriana. ...
  7. Infusão de aveia.

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

  • Melissa ou cidreira. A erva-cidreira já é conhecida de muita gente e, como todo mundo sabe, possui um efeito calmante. ...
  • Camomila. ...
  • Alfazema.

Cinco chás contra a ansiedade:

  1. Camomila. Ótimo para ajudar a dormir e aliviar o stress, este chá acalma e tranquiliza a mente e o corpo, por isso é indicado para tratar a ansiedade.
  2. Chá de lavanda. ...
  3. Chá de erva cidreira. ...
  4. Chá de valeriana. ...
  5. Chá de passiflora ou de flor de maracujá

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

3 – Chá de camomila
Já conhecida por seus efeitos calmantes, a camomila também tem sido estudada por reduzir o risco de doenças metabólicas, caso da hipertensão.