Quem toma antidepressivo pode tomar Amoxicilina?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A venlafaxina também é contraindicada no uso concomitante ao tratamento de infecções bacterianas com amoxicilina. Aqui, a interação pode desencadear a síndrome serotoninérgica, caracterizada por um quadro de tontura, agitação, taquicardia e delírio.

Os dados sugerem que a influenciação entre anti-inflamatórios e antidepressivos seja recíproca. A utilização de ácido acetil salicílico, celecoxib, em associação com fluoxetina ou reboxetina, potencializa a remissão dos quadros depressivos, quando comparada com o uso isolado de antidepressivos.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

O ideal é não administrar os dois medicamentos juntos e sim estabelecer um intervalo de administração entre eles.

Os principais efeitos colaterais

  • Diarreia (várias evacuações amolecidas por dia) e enjoo; quando isso acontece, os sintomas normalmente são leves e com frequência podem ser evitados tomando-se o medicamento no início das refeições. Assim, se continuarem ou se tornarem graves, consulte o médico.
  • Erupções da pele.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

O uso de antidepressivos conjuntamente com analgésicos está associado ao aumento de hemorragia intracraniana (acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos) logo após o início do tratamento.

Recomenda-se cautela em casos de administração concomitante de cloridrato de ciclobenzaprina e inibidores da recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, buspirona, meperidina, tramadol, bupropiona e verapamil, pelo potencial de ocorrência de Síndrome serotoninérgica (ver Advertências e Precauções).

Se você for tomar um remédio que afeta o sistema nervoso central, como antidepressivos, é fundamental seguir as orientações do médico, pois a cafeína por si só é um grande estimulante desse sistema.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Trazodona. A trazodona é um antidepressivo atípico com ação semelhante aos benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos. O medicamento atua contra a depressão, ansiedade e insônia. Quando utilizado em doses mais baixas é um bom indutor de sono em pessoas que também sofrem dessas outras patologias.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

A amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio para administração oral, duas vezes ao dia, é um antibiótico indicado para tratamento de infecções bacterianas (causadas por bactérias) comuns, como: infecções das vias respiratórias superiores, inclusive ouvido, nariz e garganta (em particular sinusite, otite média ...

Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 2 dias após o início do uso. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento completo com o antibiótico deve ser concluído, conforme prescrição do dentista ou médico, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.